Educação

Abertas inscrições para cursos técnicos do IFSC

No sul do Estado, são 256 vagas em sete cursos nos câmpus Araranguá, Criciúma e Tubarão.

IFSC Tubarão

Foto: Divulgação / Comunicação IFSC

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até o dia 29 de junho para cursos técnicos e de educação profissional de jovens e adultos (Proeja). No sul do Estado, são 256 vagas em sete cursos nos câmpus Araranguá, Criciúma e Tubarão.

Todos os cursos são inteiramente gratuitos e não possuem taxa de inscrição. A seleção dos candidatos será feita por meio de sorteio. As inscrições devem ser feitas pela internet, no Portal de Inscrições do IFSC: sistemadeingresso.ifsc.edu.br. Quem não tem acesso à internet pode fazer sua inscrição em um dos câmpus do IFSC, onde há computadores à disposição dos candidatos.

Confira os cursos ofertados nas unidades do IFSC no sul de Santa Catarina:

Araranguá
Técnico concomitante em Eletromecânica (noturno): 32 vagas
Técnico concomitante em Produção de Moda (vespertino): 32 vagas
Técnico concomitante em Têxtil (noturno): 32 vagas

Criciúma
Técnico subsequente em Edificações (noturno): 40 vagas
Técnico subsequente em Eletrotécnica (noturno): 40 vagas

Tubarão
Técnico concomitante em Desenvolvimento de Sistemas (vespertino): 40 vagas
Proeja em Informática (noturno): 40 vagas

Nos cursos técnicos concomitantes, o estudante faz o ensino técnico no IFSC e o ensino médio em outra instituição. É necessário ter concluído o primeiro ano do ensino médio até a data da matrícula. Os cursos técnicos subsequentes, por sua vez, são destinados a quem já concluiu o ensino médio. Já o Proeja integra a educação profissional com a educação de jovens e adultos (EJA). O candidato deve ter mínimo de 18 anos e ter concluído o primeiro segmento do ensino fundamental.

Reserva de vagas

O IFSC reserva metade das vagas para estudantes que fizeram todo o ensino fundamental em escola pública. Dessas vagas, metade fica para candidatos cuja renda familiar total é menor ou igual a um salário mínimo e meio e outra metade para aqueles cuja renda familiar total é maior que um salário mínimo e meio. Ainda, dentro de cada uma dessas divisões por renda, há reserva de 37% das vagas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Não há reserva de vagas apenas para o curso Proeja em Informática do Câmpus Tubarão.

Caso haja mais inscritos que vagas, a seleção para ingressar nos cursos será feita por sorteio público em 5 de julho. A divulgação dos candidatos selecionados será divulgada em 14 de julho na área de Resultados.

Mais informações devem ser conferidas nos editais que regulamentam o processo seletivo, no Portal do IFSC: www.ifsc.edu.br. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Cursos de qualificação profissional

Além dos cursos técnicos e Proeja, o IFSC ainda recebe inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são cursos de qualificação profissional de curta duração. No Câmpus Tubarão, há vagas nos cursos de Inglês (matutino e vespertino), Matemática Básica, Desenho de símbolos, logotipos e logomarcas e Fundamentos de Língua Portuguesa e Matemática para o ENEM. No Câmpus Criciúma, há vagas nos cursos Biologia Humana para o Ensino Médio, Sistemas Eletropneumáticos, SOS ENEM, Gestão Ambiental no Cotidiano, Cadista para Construção Civil, Desenhista de Móveis Planejados, Assistente de Operador de Águas e Efluentes, NR 10 e Introdução ao Desenvolvimento de Embalagens Plásticas (curso ofertado em Urussanga).

Assim como nos cursos técnicos, os FICs são inteiramente gratuitos, não possuem taxa de inscrição e selecionam os candidatos por sorteio público. As inscrições devem ser feitas no Portal de Inscrições do IFSC.

Colaboração: Daniel Cassol – Comunicação IFSC

Notícias Relacionadas

Inscrições abertas para os cursos do Bairro da Juventude

Com turmas confirmadas, IPG Esucri inicia aulas de quatro cursos de pós-graduação nesta sexta-feira (10)

As matrículas ainda estão abertas

Painéis solares vão gerar energia no IFSC Criciúma

Ciência é 10: IFSC oferece especialização gratuita para professores de Ciências do ensino fundamental

As inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de outubro.