Geral

Abertura da 10ª Feira AgroPonte destaca o desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar no Estado

Cerimônia ocorreu na noite desta quarta-feira (3), no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma

Divulgação

Demonstrando a força do campo na vida de cada um dos cidadãos brasileiros e até mesmo, por todos os cantos do mundo, a realização da Feira AgroPonte, é uma vitrine para a prosperidade por trás do agronegócio, da agricultura familiar e da pecuária em Santa Catarina. Na cerimônia de abertura do evento, ocorrida nesta quarta-feira (3), no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, menções importantes sobre a trajetória agrícola no Estado foram destacadas.

Entre elas, a presidente da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e recentemente nomeada pela Forbes como uma das cem mulheres mais influentes do mundo do agronegócio, Edilene Steinwandter, fez suas pontuações durante a celebração. Neste ano, a empresa completa 30 anos de existência e escolheu a AgroPonte, para comemorar o momento simbólico. “Ao passarmos pelos corredores da feira, observamos a riqueza da nossa região. Muitas pessoas contribuíram para que hoje sejamos referência nacional, tanto em pesquisa, quanto na extensão rural, e nós estamos juntos na AgroPonte desde a primeira edição”, pontua Steinwandter. “De fato, observamos que o evento é realmente esta ponte que faz a conexão entre a agricultura e o agronegócio catarinense, com o consumidor. E nos sentimos o alicerce dessa ponte, junto com os demais envolvidos no desenvolvimento do ramo”, acrescenta.

Na dificuldade social e econômica vivenciada nos últimos meses, o agronegócio não parou no Estado e em todo o Brasil, garantindo através da produção contínua, abastecimento com quantidade e qualidade para atender às necessidades da sociedade brasileira e de mais de um bilhão de pessoas no mundo. A AgroPonte demonstra a capacidade dos produtores locais que trabalham no campo, na agricultura e pecuária, contribuindo de maneira expressiva com a prosperidade econômica e social das comunidades.

O diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes, pontua que a feira tem esta denominação como pretensão de construir a ponte entre a produção no agro e o consumidor das regiões urbanas, e é isso que os organizadores e expositores buscam nas novas edições. “Cada um de nós tem um pé ou os dois na vida do campo e a sua história pessoal para contar. As intervenções efetivas das gestões públicas do Estado e dos municípios, foram e são fundamentais para que hoje seja comprovada a permanência das famílias e de seus sucessores na vida agrícola”, menciona Backes.

No evento que segue até o próximo domingo, dia 07 de novembro, os visitantes poderão conferir os produtos preparados pela agricultura familiar, a exposição de diversos animais e também a força do agronegócio da região. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, expõe essa potência encontrada no sul do Estado e que está à mostra na AgroPonte. “A nossa cidade tem uma agricultura muito forte, quase mil famílias vivendo na roça. E eventos como esta feira, reforçam a grandiosidade do setor para a nossa economia”, pontua Salvaro. Além disso, um grande desafio para os governantes atuais, é evitar o êxodo rural. “É preciso trabalhar para que o homem do campo continue firme, acreditando que é possível dali tirar o sustento para sua família. Nem mesmo em períodos como o da pandemia, os agricultores deixaram faltar comida na mesa de todos os brasileiros, colaborando com a vida na cidade”, reforça.

Estiveram presentes também na cerimônia de abertura, o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura da Pesca e Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto Ternus; O diretor de desenvolvimento institucional da CIDASC, Marcos Pacheco; O Gerente Geral da Epagri e CIDASC da Regional Sul de Criciúma, Edson Borba; O prefeito de Orleans e também presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC, Jorge Koch; O superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Santa Catarina, José Nazareno Vieira; O presidente da CEASA em Santa Catarina, Gilmar Jacobowski; O reitor da UNIBAVE, Guilherme Valente de Souza; O superintendente regional do Banco do Brasil, Gustavo Silva; O presidente do SICREDI Sul, Aloísio Westrup; O diretor de negócios do Sicoob Credisulca, Olavo Lazzarotto, entre demais representantes da região.

AgroPonte segue até este final de semana

A feira continua até domingo (7) e, nesta quinta-feira, além da programação, acontece o Propecsul – Seminário e palestra técnica na Arena Pista de Julgamentos. Para ter acesso à AgroPonte, os ingressos podem ser adquiridos diretamente na recepção do evento ou pelo site www.agroponte.com.br. Além disso, crianças menores de 12 anos não pagam a entrada, mas precisam estar acompanhadas de seus responsáveis. Todas as medidas de segurança que estão sendo seguidas e demais informações sobre a AgroPonte, podem ser conferidas pelo site do evento.

Notícias Relacionadas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado

Denúncia em SC termina com perseguição na mata, troca de tiros e jovem morto

Rapaz de 24 anos estaria vendendo drogas na região do bairro Morretes e teria atirado contra a Polícia Militar

Imagem mostra primeiro grande ciclone extratropical de outono no Atlântico Sul

Formação do fenômeno impulsionou uma massa de ar seco e frio para o Sul do Brasil