Geral

Abertura da 10ª Feira AgroPonte destaca o desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar no Estado

Cerimônia ocorreu na noite desta quarta-feira (3), no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma

Divulgação

Demonstrando a força do campo na vida de cada um dos cidadãos brasileiros e até mesmo, por todos os cantos do mundo, a realização da Feira AgroPonte, é uma vitrine para a prosperidade por trás do agronegócio, da agricultura familiar e da pecuária em Santa Catarina. Na cerimônia de abertura do evento, ocorrida nesta quarta-feira (3), no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, menções importantes sobre a trajetória agrícola no Estado foram destacadas.

Entre elas, a presidente da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e recentemente nomeada pela Forbes como uma das cem mulheres mais influentes do mundo do agronegócio, Edilene Steinwandter, fez suas pontuações durante a celebração. Neste ano, a empresa completa 30 anos de existência e escolheu a AgroPonte, para comemorar o momento simbólico. “Ao passarmos pelos corredores da feira, observamos a riqueza da nossa região. Muitas pessoas contribuíram para que hoje sejamos referência nacional, tanto em pesquisa, quanto na extensão rural, e nós estamos juntos na AgroPonte desde a primeira edição”, pontua Steinwandter. “De fato, observamos que o evento é realmente esta ponte que faz a conexão entre a agricultura e o agronegócio catarinense, com o consumidor. E nos sentimos o alicerce dessa ponte, junto com os demais envolvidos no desenvolvimento do ramo”, acrescenta.

Na dificuldade social e econômica vivenciada nos últimos meses, o agronegócio não parou no Estado e em todo o Brasil, garantindo através da produção contínua, abastecimento com quantidade e qualidade para atender às necessidades da sociedade brasileira e de mais de um bilhão de pessoas no mundo. A AgroPonte demonstra a capacidade dos produtores locais que trabalham no campo, na agricultura e pecuária, contribuindo de maneira expressiva com a prosperidade econômica e social das comunidades.

O diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes, pontua que a feira tem esta denominação como pretensão de construir a ponte entre a produção no agro e o consumidor das regiões urbanas, e é isso que os organizadores e expositores buscam nas novas edições. “Cada um de nós tem um pé ou os dois na vida do campo e a sua história pessoal para contar. As intervenções efetivas das gestões públicas do Estado e dos municípios, foram e são fundamentais para que hoje seja comprovada a permanência das famílias e de seus sucessores na vida agrícola”, menciona Backes.

No evento que segue até o próximo domingo, dia 07 de novembro, os visitantes poderão conferir os produtos preparados pela agricultura familiar, a exposição de diversos animais e também a força do agronegócio da região. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, expõe essa potência encontrada no sul do Estado e que está à mostra na AgroPonte. “A nossa cidade tem uma agricultura muito forte, quase mil famílias vivendo na roça. E eventos como esta feira, reforçam a grandiosidade do setor para a nossa economia”, pontua Salvaro. Além disso, um grande desafio para os governantes atuais, é evitar o êxodo rural. “É preciso trabalhar para que o homem do campo continue firme, acreditando que é possível dali tirar o sustento para sua família. Nem mesmo em períodos como o da pandemia, os agricultores deixaram faltar comida na mesa de todos os brasileiros, colaborando com a vida na cidade”, reforça.

Estiveram presentes também na cerimônia de abertura, o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura da Pesca e Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto Ternus; O diretor de desenvolvimento institucional da CIDASC, Marcos Pacheco; O Gerente Geral da Epagri e CIDASC da Regional Sul de Criciúma, Edson Borba; O prefeito de Orleans e também presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC, Jorge Koch; O superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Santa Catarina, José Nazareno Vieira; O presidente da CEASA em Santa Catarina, Gilmar Jacobowski; O reitor da UNIBAVE, Guilherme Valente de Souza; O superintendente regional do Banco do Brasil, Gustavo Silva; O presidente do SICREDI Sul, Aloísio Westrup; O diretor de negócios do Sicoob Credisulca, Olavo Lazzarotto, entre demais representantes da região.

AgroPonte segue até este final de semana

A feira continua até domingo (7) e, nesta quinta-feira, além da programação, acontece o Propecsul – Seminário e palestra técnica na Arena Pista de Julgamentos. Para ter acesso à AgroPonte, os ingressos podem ser adquiridos diretamente na recepção do evento ou pelo site www.agroponte.com.br. Além disso, crianças menores de 12 anos não pagam a entrada, mas precisam estar acompanhadas de seus responsáveis. Todas as medidas de segurança que estão sendo seguidas e demais informações sobre a AgroPonte, podem ser conferidas pelo site do evento.

Notícias Relacionadas

Natal Show da Educação em Braço do Norte é cancelado

A medida se faz necessária para cumprir as Portarias n. 1303/2021 e n. 1305/2021, ambas da Secretaria de Estado da Saúde

Satc lança curso de elétrica para funcionários de cooperativas

Curso, que terá seu início em março de 2022 é destinado a técnicos, engenheiros ou pessoas que interagem em manutenção e construção de redes de energia elétrica

PP de Lauro Müller promoverá Convenção Municipal nesta quinta-feira

O evento ocorrerá a partir das 19h30min, no Balneário Godinho, e contará com a presença de lideranças estaduais.

Cidades de SC alteram programação de Réveillon após portaria com novas regras para eventos

Protocolo do governo proíbe eventos com mais de 500 pessoas e que provoquem aglomerações