Esporte

Acadêmico da Unesc vai representar Criciúma no Parajasc

Foto: Divulgação

O estudante de Educação Física da Unesc Jeferson Francisco, viu a sua vida mudar em um curto espaço de tempo. Um acidente há pouco mais de um ano tirou os movimentos das pernas do aluno, que a partir desta nova realidade, transformou o que poderia ser uma barreira intransponível em uma oportunidade para redesenhar o seu caminho.

Francisco encontrou no esporte uma maneira de recomeçar e neste domingo (3/12), ele vai entrar em quadra para disputar os Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina) pela primeira vez. Está é a 13ª edição do evento, que ocorre em Criciúma e vai reunir 1,7 mil atletas de 52 municípios.

Em julho de 2016 Jeferson começou a praticar handebol. Três meses após o acidente ele conheceu a equipe de Handebol de Criciúma, por meio do projeto Vida Ativa. Convidado apenas para ver os treinos, foi além isso, e logo no primeiro contato com a bola o acadêmico não parou mais. “Comecei experimentando e brincando com a cadeira. Me chamaram apenas para assistir, mas acabei frequentando os treinos e estou no esporte até hoje”, conta.

 Jogos Abertos

 Os Parajasc vão ter início nesta sexta-feira (1/12) e Jeferson já está preparado para entrar em quadra. “Nossos treinos duram em média três horas de muito trabalho e até mudamos para uma quadra maior. Assim vamos nos acostumando as medidas dos jogos e teremos mais condições de buscar as vitórias, estamos confiantes”, afirma o atleta.

 Essa não é a primeira vez que o estudante da quarta fase de Educação Física da Unesc veste a camisa de Criciúma. No mês de novembro ele foi vice-campeão brasileiro do Campeonato de Handebol em Cadeiras de Rodas, promovido pela Abrhacar (Associação Brasileira de Handebol em Cadeiras de Rodas). “Ficamos com o segundo lugar apenas pelos critérios de desempate, até vencemos a equipe de Toledo, que ficou em primeiro”.

 Apesar da segunda colocação, ele acredita que os resultados podem ter ajudado a equipe melhorar para os Jogos Abertos. “Ficamos com o segundo lugar por três edições, sempre perdendo para Chapecó no gol de ouro. No brasileiro enfrentamos jogadores de alto nível e aprendemos também. Acredito que estes detalhes vão decidir as partidas a nosso favor”, salienta.

 No domingo, a equipe de Handebol de Criciúma estreia na competição, contra o perdedor de Florianópolis x Itajaí, e Jeferson torce para que Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi esteja cheio. “A torcida é importante e como jogamos em casa seria um grande reforço ver o ginásio lotado. Queremos ver mais que famílias e amigos, todo mundo é bem-vindo para torcer por Criciúma”, ressalta o acadêmico da Unesc.

 Unesc tem representante no tênis de mesa

 O estudante da oitava fase de Educação Física Ramon Colombo é mesatenista e além de participar das disputas do Parajasc, vai carregar a tocha de abertura na noite desta sexta-feira, a partir das 19 horas. O horário da partida de estreia de Ramon ainda não foi definido e ocorre neste sábado (2/11).

Colaboração: Comunicação Unesc

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Braço do Norte recepciona os paratletas medalhistas do Parajasc

Ao todo os atletas conquistaram 22 medalhas para a cidade

Ciclistas de Siderópolis auxiliam criciumenses a conquistarem pódio nos Parajasc

Os dois foram guias dos paraciclistas, Cesar Oliveira da Silveira e Edvam Celestino Cardoso, deficientes visuais que representaram a cidade de Criciúma

Equipes de Imbituba disputam a fase regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina

Os joguinhos acontecem na cidade de Criciúma.

Locais de competição dos Parajasc passam por vistoria, em Criciúma

Visita técnica foi realizada nesta terça-feira (11).