Geral

Acadêmico da UniSatc tem seu artigo publicado pela Revista Potência

Tema aborda o desafio dos potenciais de toque externos em edificações inteiramente metálicas

Foto: SATC

Formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho é um dos diferenciais do Centro Universitário UniSatc. Em muitas vezes o Trabalho de Conclusão de Curso se torna uma oportunidade de mostrar um projeto que contribuirá para sociedade. Este é o caso do acadêmico Victor Raupp da 11ª fase do curso de Engenharia Elétrica que teve seu artigo publicado pela Revista Potência.

O tema abordado pelo estudante em seu projeto foi ‘Potenciais de toque máximos em edificações protegidas por sistemas de proteção contra descargas atmosféricas’. Segundo Raupp, a ideia do artigo veio de uma pesquisa realizada enquanto ele ainda era bolsista na UniSatc.

“Neste período, participei de um projeto de pesquisa focado em aterramento de sistemas elétricos e no uso de simulação numérica utilizando o software Ansys Maxwell. Essa experiência foi fundamental para a escolha e desenvolvimento deste trabalho”, conta o acadêmico.

O projeto aborda o desafio dos potenciais de toque externos em edificações inteiramente metálicas, sendo uma situação atípica e pouco explorada. Ainda, de acordo com Raupp, utilizando o software Ansys Maxwell, foi possível modelar e prever os potenciais de toque em casos de descargas atmosféricas diretas, contribuindo para segurança dessas estruturas.

“Sou grato por toda orientação e a revista potência pela oportunidade da publicação. Para aqueles iniciando seu TCC e que desejam realizar uma publicação científica, minha sugestão é escolher um tema que desperte paixão e que esteja presente no seu cotidiano. Esse engajamento natural com o assunto facilita e enriquece o processo de pesquisa e escrita”, comenta o estudante.

Publicação do Artigo na revista Potências

A ideia da publicação do artigo veio a partir de um convite feito pelo editor da revista Potência ao professor Vilson Luiz Coelho para apresentar um artigo na área de descargas atmosféricas já que ele é referência nesta área a nível nacional.

“Para nós é uma grande satisfação poder ter um trabalho deste nível publicado em uma revista de grande representação na área elétrica nacional. Neste caso tivemos também o auxílio de um ex-aluno do curso, engenheiro Emanoel Elias que também foi bolsista na Satc e atualmente faz mestrado na UFSC. Estes tipos de publicações reforçam ainda mais a qualidade do nosso corpo de docente e a capacidade
de nossos alunos”, comenta o coordenador do curso de graduação em Engenharia Elétrica da Satc, André Tavares.

Notícias Relacionadas

Vereadores de Orleans aprovam implantação do Programa Municipal de Equoterapia

Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 15.

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Parados e sem previsão: A saga dos motoristas retidos no Morro dos Cavalos

Ainda não há uma previsão concreta para a reabertura da via

Linguagem Neutra