Educação

Acadêmicos de Engenharia Mecatrônica desenvolvem robôs autônomos para UFC Robots

Projeto interdisciplinar envolveu Cálculo 1, Álgebra e Introdução à Engenharia Mecatrônica.

A robótica, ao longo dos anos, vem ganhando força e despertando a curiosidade e a imaginação das pessoas, muito em função dos filmes e das possibilidades de aplicações residenciais, comerciais e industriais.

Observando a curiosidade e o interesse dos acadêmicos da 1ª fase de Engenharia Mecatrônica por assuntos relacionados à robótica, foi proposto a eles um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas Cálculo 1, Álgebra e Introdução à Engenharia Mecatrônica. O resultado saiu em forma de competição: o UFC Robots.

Robôs autônomos identificam o oponente

A competição contou com quatro equipes, que desenvolveram robôs autônomos. De forma independente, eles têm que identificar o oponente e expulsá-lo do tatame para ganhar a batalha. O tatame, colocado numa sala do curso, foi construído em metal para suportar a briga das máquinas e servir de guia para os sensores.

Os acadêmicos construíram a estrutura mecânica, acionamento de motores, placas eletrônicas com base na plataforma arduíno e software para desenvolver os robôs. Cada máquina autônoma deve pesar cerca de 5 quilos (há 10% de tolerância para cima ou para baixo).

Objetivos de aprendizado

“O importante é a aplicação prática dos conhecimentos teóricos vistos em sala de aula ao longo do semestre”, avalia João Mota Neto, coordenador do curso e professor de uma das disciplinas envolvidas. Ele acrescenta que o desafio proporciona aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades desejáveis pelas empresas.

Sandro de Souza Pereira, 26 anos, da 1ª fase de Mecatrônica, considera o projeto muito válido. “Aprendemos muita coisa e aplicamos a teoria”, reforça. Ele é também técnico em projetos mecânicos, formado pela Escola Técnica da Satc.

Fábio Feltrin da Silveira, 30 anos, da segunda fase, trabalhou com os grupos em desenvolvimento de software. “O mais bacana é o envolvimento do grupo em ir atrás de algo novo e a validação dos conceitos, na prática, com auxílio dos robôs. O projeto foi desafiador”, aponta.

Veja aqui um vídeo do encerramento do projeto e a luta de algumas máquinas.

Colaboração: Comunicação Satc

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