Geral

Ação ambiental do movimento Escoteiro recolhe 50 sacos de lixo na Serra do Rio do Rastro

A Tropa Sênior Janela Furada, do Grupo Escoteiro Encostas da Serra, de Orleans e a Tropa Sênior Sussuarana, do 57º Grupo Escoteiro Aguaí, de Siderópolis, formadas por jovens de 15 a 18 anos de idade, coordenadas por adultos voluntários realizaram neste sábado (8) a coleta de resíduos sólidos às margens da Rodovia SC-390, na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller.

A ação faz parte do projeto final para obtenção da Insígnia Mundial do Meio Ambiente – IMMA. Participaram do projeto vinte membros juvenis (Sêniores e Guias) acompanhados de seis escotistas. Os trabalhos iniciaram às 8 horas e foram concluídos às 14h. Cerca de cinquenta sacos de lixo, de 50 litros, com os mais diversos resíduos, principalmente plásticos, metais, calotas de veículos, fraldas, garrafas pet, entre outros, foram recolhidos pelos participantes.

Paralelo ao trabalho dos membros do movimento escoteiro, alunos da 6ª fase do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Unibave fizeram a divulgação do Eco Museu Serra do Rio do Rastro, realizando a entrega de folder informativo nos postos da Polícia Militar Rodoviária de Guatá e do Mirante da Serra. A conscientização da seqiência ao projeto iniciado este ano na disciplina de Educação Ambiental, sob supervisão da professora Joélia Sizenando Balthazar.

Foi um projeto que iniciou há seis meses, sendo cumpridas algumas etapas preliminares pelos dois grupos escoteiros e finalizado com estas ações, com participação do Unibave e com apoio do Governo do Município de Lauro Müller.

“Nosso objetivo foi plenamente atingido e esperamos que nossa ação desperte nas pessoas a reflexão pela necessidade de preservar o meio ambiente”, destacou o chefe de Tropa Sênior, Fernando Monteiro Balthazar.

[soliloquy id=”139781″]