Saúde

Ação “Fique Sabendo” chega às olarias de Içara

Foto: Francis Leny

Foto: Francis Leny

A ação “Fique Sabendo”, desenvolvido pelo Programa DST/HIV/AIDS de Içara, junto com a Subsecretária Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, chegou às olarias da cidade. Das 31 empresas visitadas, 1.420 testes rápidos foram realizados, atendendo uma média de quase 400 trabalhadores.

Foram oferecidos testes de hepatite B e C, HIV e Sífilis. A proposta da ação segundo a coordenadora do programa, Samira Abdenur, é diagnosticar, tratar e assistir precocemente as doenças infecto-contagiosa por meio do teste rápido. “O projeto teve inicio em 2012 com a oferta de teste rápido de Hepatite C nas empresas, clubes de mães, grupo hiperdia,  centros de recuperações, casas de prostituições, Estratégias Saúde da Família (ESF), entre outros órgãoa. De lá pra cá já foram diagnosticados mais de 80 casos de hepatite C. Agora o projeto incluiu os testes de HIV, Sífilis e Hepatite B”, conta.

Dos resultados obtidos nos exames nas olarias, foi detectado um caso de Hepatite C; três de Hepatite B; nove para Sífilis e três de HIV. “A iniciativa foi de facilitar o acesso ao diagnóstico das sorologias, com a realização de visitas nas olarias de Içara, ofertando os testes rápidos e orientações sobre Drogas”, complementa Samira.

O projeto foi colocado em prática em todas as olarias de Içara. “O resultado do projeto alcançou o seu objetivo, que foi o diagnóstico, tratamento e assistência das DST/HIV/Aids e hepatite virais desses trabalhadores e seus parceiros, uma população vulnerável que pouco procura as unidades de saúde. Ainda teve a iniciativa de despertar a consciência a respeito dos cuidados com a saúde”, acentua.

A ação “Fique Sabendo” acontece a nível nacional, estimulada pelo departamento DST/Aids e Hepatites Virais, ligado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, do Governo Federal.

Colaboração: Francis Leny