Geral

Ação judicial pede cassação de vereadores do MDB de Içara

Alegação de suplente da oposição é de que o partido cometeu fraude na cota de gênero na eleição de 2020, não colocando o número necessário de candidatas mulheres.

Divulgação

Uma ação judicial impetrada pelo advogado Marcel Lodetti, a pedido do suplente ao Legislativo içarense, Rodrigo Gonçalves (PP), colocou em xeque a legitimidade dos mandatos dos vereadores do MDB eleitos para o mandato 2021-2024 na Câmara de Içara. Isso porque, não somente os parlamentares eleitos pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), como também os suplentes do partido, podem ser cassados sob alegação de que o partido não cumpriu os requisitos obrigatórios do processo eleitoral.

De acordo com a ação judicial, o MDB não colocou à disposição o número mínimo necessário de mulheres candidatas à eleição ao Legislativo. O processo segue em segredo de Justiça na Comarca de Içara. Dessa forma, Rodrigo Gonçalves relatou que não pode se manifestar sobre o caso.

Suposta fraude na cota de gênero

O advogado Marcel Lodetti Fabris, que representa Rodrigo Gonçalves na ação, conta que a Ação é de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) e visa revogar o demonstrativo de regularidade partidária do MDB, assim como anular toda a votação que a chapa recebeu e cassar todos os diplomas dos suplentes e dos eleitos com mandato pelo MDB.

“Se essa fraude for reconhecida judicialmente, a consequência seria a constatação da irregularidade da chapa e o indeferimento das candidaturas”, explica Fabris.

MDB diz que está tudo certo

O coordenador do MDB na Região Carbonífera, Gentil Dory Da Luz, afirma que o partido fez tudo certo e preencheu todas as vagas às candidaturas. “Todos trabalharam e deram o seu melhor na campanha. O partido cumpriu todas as etapas e agora nós vamos junto com os cinco vereadores e suplentes analisar o processo, sendo feita a defesa”, diz Da Luz.

Gentil diz não ter dúvidas de que vai dar tudo certo quanto a comprovação, junto à Justiça Eleitoral, de que o MDB cumpriu com todos os requisitos necessários. “Eu acho uma desinteligência do PP fazer isso. Porque eles ganharam a eleição e têm que focar em administrar a cidade. Nós administramos a cidade por 12 anos, transformamos a cidade em todas as áreas, como geração de emprego, pavimentações e melhoramos a qualidade de vida das pessoas”, acrescenta Da Luz.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Eleições 2020: Dr. Jorge Koch é confirmado como pré-candidato à reeleição em Orleans pelo MDB

A redação do Sul In Foco conversou com o presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Luiz Cristóvão Crocetta, para saber os possíveis candidatos do partido e os preparativos até outubro.

Eleições 2020: MDB pensa em Tríplice Aliança para a disputa da Majoritária

O presidente do partido Cílio Henrique Fernandes deu detalhes sobre a preparação do partido para a disputa eleitoral

Moreira abre mão e Mauro Mariani é o pré-candidato do MDB ao Governo

Decisão foi tomada em reunião da executiva do MDB na manhã desta segunda-feira (18) em Florianópolis.

Partido do governador eleito Moisés, PSL terá segunda maior bancada na Alesc

Apoios ainda não foram oficializados, mas maior parte dos deputados catarinenses é de partidos de centro-direita.