Geral

“Ação Mais” leva música ao Bairro Renascer

Quem nunca ouviu que a música é o remédio da Alma? Por meio dela surgem oportunidades de vida e a chance da proporcionar a mudança. Sonhos ganham forma e passam e se tornar realidade. É com este objetivo que o Grupo Ação Mais realiza o projeto “Renascer com Música”. A intenção é dar um novo caminho, por meio do incentivo à música, para as crianças e jovens de seis a 17 anos do Bairro Renascer, em Criciúma.

A cada mês, a Ação Mais realiza uma atividade diferenciada em instituições de toda a região. “Tivemos um engajamento muito grande para essa ação. Juntamos vontades para colocar ela em prática. Para este projeto específico, as pessoas entraram em contato conosco para tentar disponibilizar aulas de violão e teclado na comunidade. Procuramos então o CRAS que auxiliou com mais ideias. Houve também o envolvimento da Associação de Bairros e do time de futebol da localidade. Com tudo isso, foi só juntar todas essas vontades em uma única direção”, explica o coordenador do Ação Mais, Marcelo Raupp.

Depois da ideia, o próximo passo foi criar uma metodologia de trabalho. Há duas semanas os trabalhos vêm sendo desenvolvidos. “Desde sexta-feira estamos realizando a campanha de doação de instrumentos musicais. Nosso objetivo é arrecadar violões, teclados e aparelhos de percussão. Já temos o professor para as aulas, mas se houver outros voluntários serão muito bem-vindos”, convida Marcelo. A única exigência para a função é o comprometimento. “Aquele que se dispuser a ensinar deve permanecer no projeto por pelo menos um ano, para garantir que haja uma continuidade nas aulas”, expõe.

A ideia inicial é atender aproximadamente 100 crianças do bairro, porém, dependendo das condições, o projeto pode ser ampliado. “Além dos instrumentos reais, queremos que eles trabalhem com os reciclados, como já acontecia com um antigo projeto que existia na localidade, o ‘É na lata’”, afirma o coordenador.

A entrega das doações será realizada em 25 de maio. Das 13h até às 17h, no sábado, no campo de futebol do bairro, o grupo estará realizando a ação deste mês e a entrega do material necessário para o início das aulas. Além disso, haverá a apresentação do Grupo Sambaria, Dunduê e Estrela. A responsabilidade da continuação do projeto ficará a cargo do professor que ministrará as aulas e do CRAS, que se tornou parceiro do projeto. “A aceitação da ideia e o engajamento de todos foi sensacional. No bairro Renascer, segundo os próprios moradores, há apenas três opções de caminho, a igreja, o roubo ou o tráfico. Queremos proporcionar, através desse projeto, um novo caminho, a música”, enaltece Marcelo.

Como doar?

Se você tem um instrumento musical (violão, teclado ou de percussão) e gostaria de auxiliar no projeto “Renascer com música” pode entrar em contato pelo e-mail : contato@acaomais.com.br, ou pela fanpage do grupo no facebook: http://www.facebook.com/acaomais.

Sobre a Ação Mais:

A Ação Mais é um projeto social itinerante de um grupo de amigos voluntários (aproximadamente 20 pessoas) que busca fazer o bem unindo quem quer ajudar a quem precisa. Todos os meses o grupo realiza um dia especial em alguma instituição. Formado há dois anos, buscam levar algo diferente, para locais diferentes, sejam eles hospitais, asilos, Apaes ou crianças em situação de risco. “Realizamos reuniões semanais para desenvolver as ideias e delegar funções. Todos que participam do grupo são voluntários. Nossa intenção é sempre promover ações que enalteçam a sustentabilidade, além do aspecto afetivo”, ressalta Marcelo.

O grupo trabalha baseado em três pilares:
– O material: com reformas, pinturas e melhoria na estrutura física, além da busca de doações.
– O afetivo: Dar carinho, proporcionar um dia diferente, onde o afeto e a atenção sejam ressaltadas fazem parte do objetivo dos voluntários.
– Informação: Criando ações que beneficiem o coletivo e mostre o trabalho realizado, o Ação Mais quer também levar informação para toda a comunidade. Mostrar o trabalho sério realizado nas instituições que recebem o grupo, além de despertar a solidariedade, a vontade de ajudar ao próximo.

Colaboração: Jéssica Pereira

[soliloquy id=”27939″]