Saúde

Ação voltada à saúde vai atender homens rurais em Jacinto Machado

A intenção é beneficiar 200 homens produtores rurais com uma manhã especial para cuidar da saúde

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Jacinto Machado, o Sindicato dos Produtores Rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Santa Catarina (Senar), promovem na próxima semana, sexta-feira (3), o Programa Saúde do Homem de prevenção ao câncer de próstata do homem no meio rural. A ação acontece no Centro de Convivência da Terceira Idade de Jacinto Machado, a partir das 8h.

A intenção é beneficiar 200 homens produtores rurais com uma manhã especial para cuidar da saúde. A programação prevê coleta de sangue para exame PSA e o teste de colinesterase para verificar envenenamento ou o grau de exposição da pessoa a produtos tóxicos, como pesticidas, herbicidas ou adubos, por exemplo. Ainda vai haver palestras com dois médicos urologistas que irão atender, individualmente, 30 homens. Ao final, haverá brindes e almoço aos participantes.

Segundo a supervisora do Senar/SC na região Sul, Sueli Silveira Rosa, podem participar homens acima de 35 anos ou com menos idade se tiver algum problema de saúde já detectado. “Através da ação, buscamos romper preconceitos em relação aos exames de prevenção”, afirma.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Antônio José Porto, ressalta que o foco é conscientizar os homens para que prezem por sua saúde. “Os produtores rurais passam horas e horas no trabalho e esquecem de si mesmos. O programa auxiliará para que eles compreendam a importância de frequentar o médico e ter os cuidados básicos com a saúde para garantir maior longevidade e qualidade de vida no campo”.

A enfermeira Juliane Furlanetto Trombim, explica que para participar da ação é necessário fazer a inscrição com as agentes de saúde. “As agentes já estão passando nas casas e identificando os homens que tem interesse em participar”, completa.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Programa Saúde do Homem – Programa de Prevenção do Câncer de Próstata do Homem Rural tem por objetivo oportunizar espaços de informação e prevenção do câncer de próstata e demais assuntos de interesse do homem em comunidades rurais reforçando a importância da qualidade de vida e rompendo pré-conceitos em relação ao exame. Sob este enforque, o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal de Jacinto Machado, através da Secretaria Municipal de Saúde, promovem o evento.

Notícias Relacionadas

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.

Secretaria de Saúde de Criciúma fará ação de conscientização contra o Aedes Aegypti

Ação ocorrerá neste sábado (15) nos bairros Próspera e Nossa Senhora da Salete

Alto número de faltas em consultas e exames prejudica pacientes da saúde de Siderópolis

As ausências comprometem a capacidade de marcação de consultas de uma Unidade Básica de Saúde.

DNIT alerta motoristas para obras de recapeamento na BR-101

Homens e máquinas estarão na pista no trecho entre as cidades de Jaguaruna e Sangão. Durante o trabalho, uma das pistas poderá ser parcialmente interditada.