Geral

Acesso ao Farol de Santa Marta é inaugurado

A via de acesso contempla ainda ciclofaixa e pista de caminhada. Segundo o governo, daqui uns dias, será feito o deck de madeira com visual para o mar.

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna, foi inaugurado nesta sexta-feira (15). Para pavimentação do acesso, o Governo do Estado investiu, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e Secretaria de Estado da Infraestrutura, de R$ 3,9 milhões, do Pacto por SC.

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

“É uma região importante. Nossa preocupação era que se passasse mais um verão sem a obra pronta. Queríamos entregar até dezembro e conseguimos. Então fica nosso reconhecimento ao empenho de todos os envolvidos. O Farol de Santa Marta é uma obra emblemática para Santa Catarina, pois representa valores, belezas, potenciais de desenvolvimento e um povo que preservou a sua história. Laguna é uma cidade especial e é muito bom ver essa perspectiva de desenvolvimento, com toda infraestrutura sendo melhorada”, disse o governador Raimundo Colombo.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira disse que o acesso é uma conquista histórica. Lembrou que desde criança frequenta o farol. “Era uma viagem para chegar até aqui. Hoje o asfalto está trazendo o progresso, qualidade de vida para aqueles que moram aqui e vai estimular o turismo, que é uma atividade econômica impressionante e importante para Laguna e toda região”, disse.

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O novo acesso, com 2,4 quilômetros de extensão, recebeu os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras de arte corrente, sinalização, obras complementares, obras de arte especiais e serviços diversos.

Acompanharam o ato o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, os secretários da Infraestutura, Luiz Fernando Vampiro, da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, da ADR de Laguna, Luiz Felipe Remor, deputados, outras autoridades e comunidade.

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O secretário da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, salientou que a obra é muito importante para Santa Catarina e para o país. “É muito mais qualidade e com um visual que encanta a todos que conhecem. Ela é uma estrada humanizada, moderna com via de acesso, ciclofaixa e pista de caminhada. E, daqui uns dias, será feito o deck de madeira tratada com visual para o mar, nos metros finais da estrada”, explicou.

Além de levar ao Farol de Santa Marta, o trecho liga a comunidade à SC-100 que liga Laguna a Jaguaruna – e durante todo o ano é o acesso de visitantes a 11 praias. O farol foi construído em 1891 por franceses e é considerado o maior da América Latina, com 29 metros de altura.

“Aqui tem muita beleza e história. Essa obra era de fundamental importância para a comunidade e para o desenvolvimento do turismo”, salientou o presidente Wanderley Agostini.

“Esta obra representa um novo passo para o desenvolvimento social, econômico e turístico, garantindo agilidade no deslocamento dos moradores, com mais segurança; além de auxiliar no turismo e alavancar a economia da região”, ressaltou o prefeito de Laguna, Mauro Vargas Candemil.

A importância para comunidade

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O morador João Schmitz (acima, na foto), proprietário de uma pousada e restaurante, destacou que a obra vai melhorar a qualidade de vida dos moradores e turistas. “Temos a pousada desde 1970, era dos meus avós. Eles sempre sonharam com este acesso que hoje se torna realidade. O acesso era complicado, às vezes os carros quebravam, sem falar na poeira e no barro. É uma grande conquista a entrega desta obra”, comemorou.

“Para nós é uma satisfação ver essa obra pronta. Contamos agora com um acesso de qualidade, e a ciclovia ficou linda. Sentimos que vai trazer muito benefícios para os pescadores, moradores e turistas. Ela vem aprimorar nossa região com a beleza que ela tem”, relatou a vice-presidente da Associação de União dos Pescadores da região da Ilha, Maria Aparecida Ramos.

Colaboração: Secom SC

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Governo sanciona Lei que autoriza farmácias e drogarias a receberem denúncias de violência doméstica contra a mulher

Ao receberem a denúncia, os atendentes devem comunicar imediatamente às autoridades competentes

Obras de recuperação da SC-390 começam nesta terça-feira

Assinatura da ordem de serviço, com a presença do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e o Secretário de Infraestrutura do Estado Paulo França, está prevista para acontecer na quarta (26), em Orleans.

Plano Safra: Governo do Estado e setor produtivo unem esforços para incentivar acesso ao crédito rural

A intenção é incentivar ainda mais os pequenos agricultores e pescadores a acessar os recursos disponibilizados pelo Governo Federal, como forma de ampliar a competitividade do meio rural e pesqueiro de Santa Catarina e movimentar a economia local.