Geral

Acic homenageia empresas Icon pelos 50 anos de fundação

Presidente da Acic, Valcir José Zanette, e a diretora executiva, Julita Volpato, visitaram a sede da empresa nessa quarta-feira, 25

Divulgação

O presidente da Associação Empresarial de Criciúma, Valcir José Zanette, acompanhado da diretora executiva da entidade, Maria Julita Volpato Gomes, visitou na tarde dessa quarta-feira, 25, a sede das empresas Icon. Os representantes da entidade foram recebidos pelo diretor-presidente, Ronaldo Accioly de Freitas; superintendente corporativo administrativo, Cleber Pacheco Bombazar; superintendente corporativo de controladoria, Sergio De Lucca; diretor comercial da Iconmaq, Alexandre Costa de Freitas, e pela gestora de Recursos Humanos, Tânia Aquino.

As empresas Icon celebraram no último dia 16 de maio 50 anos de fundação, sendo uma das primeiras associadas da Acic. “A associação empresarial parabeniza as empresas Icon pela comemoração dos 50 anos de fundação. Uma empresa reconhecida no mercado nacional, com um indiscutível legado de gestão, pioneirismo, inovação, tecnologia, qualidade e excelência.

Representando o setor produtivo, manifestamos nosso orgulho pela história de sucesso da Icon. A contribuição e a importância da Icon ao longo dessas cinco décadas foram primordiais para o crescimento e o desenvolvimento da região Sul e do Estado”, destaca o documento entregue pela Acic aos representantes da companhia.

“Nos sentimos muito honrados com essa homenagem oferecida pela Acic”, enaltece o diretor- presidente das empresas Icon, Ronaldo Accioly de Freitas.

Cinco décadas de desafios e reinvenções

As Empresas Icon passaram nas últimas cinco décadas por muitos processos. Hoje, elas são formadas pela Icon Matrizes e Moldes, Studio Icon e IconMaq Soluções Industriais, além da Tron Brasil, empresa especializada em transportes de cargas, e da Xanahi Administradora de Imóveis.

A Icon Matrizes e Moldes é líder no mercado latino-americano e atende os setores de cerâmica de pisos e revestimentos, telha via seca e úmida, artefatos de concreto e prensagem de louças, com unidades em Tubarão (SC), Conde (PB), Rio Claro (SP), além de Munro, na província de Buenos Aires, e Criciúma.

Intimamente ligado à Icon Matrizes e Moldes, o Studio Icon surgiu como um diferencial no desenvolvimento de superfícies e formas inovadoras e exclusivas aos clientes do setor cerâmico. Já a IconMaq Soluções Industriais projeta e fabrica máquinas, equipamentos e peças de reposição, não somente para a indústria cerâmica, mas, também, para empresas de mineração, cimento, energia e agroindústria.

Hoje, as Empresas Icon figuram entre as maiores companhias de Criciúma e têm grande representatividade nas cidades onde estão inseridas. Nos últimos 15 anos, foram mais de R$ 8,5 milhões em retorno de ICMS, ocupando os primeiros lugares no ranking de arrecadação das empresas do mesmo segmento, e quase R$ 9 milhões em ISS para o município. As Empresas Icon possuem mais de 500 colaboradores de forma direta e 70 de forma indireta.

Aproximação com as empresas associadas

Conforme o presidente da Acic, Valcir José Zanette, a visita também faz parte das ações da entidade para ouvir e entender as demandas dos empresários. “Precisamos estar próximos dos empresários para escutar e entender suas necessidades para, dessa forma, contribuirmos com o crescimento e fortalecimento das empresas, estimulando assim o desenvolvimento socioeconômico de toda a nossa região”, destaca.

Notícias Relacionadas

Balneário Rincão ganha rota gastronômica com 26 locais para conhecer

Iniciativa faz parte do Plano Municipal de Turismo e visa transformar a cidade em um destino turístico durante o ano inteiro

Região Sul do país tem melhora nas desigualdades sociais em saúde, diz FioCruz

Mesmo com a “ligeira redução”, como define a FioCruz, 65 dos 84 municípios que estiveram classificados na lista dos mais desiguais da Região Sul no início da pandemia permanecem nessa condição

SC tem aumento de 271% dos casos confirmados de dengue no 1º semestre de 2022

No Estado, 77 pessoas tiveram mortes confirmadas pela dengue neste ano

Criança de 2 anos é atropelada por ônibus em SC

Bombeiros informaram que a menina teve ferimentos graves e foi levada ao hospital; ela sofreu fraturas expostas