Saúde

ACIVALE unida na luta contra a dengue em Braço do Norte

Entidades se reuniram na tarde desta segunda-feira (23) para buscar soluções e prevenção

Foto: Nicole Carvalho / Comunicação ACIVALE

Foto: Nicole Carvalho / Comunicação ACIVALE

Após um caso de dengue ser confirmado em Braço do Norte, a ACIVALE reuniu-se nesta segunda-feira (23) com a administração municipal, por meio do prefeito Ademir da Silva, e a equipe de secretários, juntamente com diversos órgãos municipais e estaduais (CDL, Fundação do Meio Ambiente, Defesa Civil, Coordenação Regional da Dengue do Estado), para discutir ações de combate à doença na cidade.

Para o Presidente da ACIVALE, Lauro Rita da Silva, resolver a questão é caso de urgência, sabendo os riscos que a população corre. "Vamos alertar a população para se prevenir. Há diversas formas para evitarmos a doença infecciosa. Precisamos monitorar os principais focos do mosquito", afirmou.

A ACIVALE ajudará a distribuir aos empresários e associados da entidade um flyer explicativo sobre como se prevenir da dengue, elaborado pela Prefeitura de Braço do Norte.

Estão confirmados 134 casos de dengue em Santa Catarina, conforme o boletim divulgado no último domingo (22), pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Desses, 21 casos são importados (contraídos fora de Santa Catarina) e registrados em residentes.

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos) e manchas vermelhas na pele.

Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias em uma cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.

Sobre ACIVALE

A Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte – ACIVALE atua desde 1993 e é uma das entidades mais atuantes e respeitadas de Santa Catarina. Possui mais de 270 sócios e defende os interesses da classe comercial, industrial e de prestadores de serviço de toda a região do Vale do Braço do Norte, que compreende as cidades de Armazém, Braço do Norte, Grão Pará e São Ludgero.

Colaboração: Nicole Carvalho / Comunicação ACIVALE