Geral

Ações da Secretaria de Saúde marcam dia de luta contra Hepatites Virais

A fim de marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller, através do Programa DST/HIV/AIDS/HV, promoveu na última semana uma campanha de orientação e intensificação da testagem do vírus da hepatite viral.

Profissionais da saúde visitaram os Salões de Beleza do município, que oferecem serviços de manicure e pedicure, onde realizaram testes rápido do vírus da hepatite B e C. De acordo com dados da secretaria, foram atendidos 17 estabelecimentos, sendo na maior parte salões de beleza e algumas profissionais que trabalham a domicílio. No total, 39 pessoas, entre manicures, pedicures e clientes, aceitaram a fazer os testes, recebendo o resultado no momento da realização dos exames.

Os profissionais aproveitaram a oportunidade para repassar orientações sobre os cuidados com a transmissão do vírus da hepatite, além de destacar a importância da vacina contra a hepatite B, que já está disponível nas Unidades de Saúde do Centro e do Distrito de Guatá.

A Secretaria de Saúde ressalta alguns cuidados básicos que toda população deve estar atenta para prevenir-se contra essas doenças:

– Uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais da área da saúde;
– Não compartilhamento de alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente, equipamentos para uso de drogas;
– Controle efetivo de bancos de sangue através da triagem sorológica;
– Vacinação contra hepatite B população geral até 49 anos.

  • cb01fed064e07def593af1aa207a19e0
  • p180r5nhu7rvf16pf1gkj14612lm3
  • p180r5nhu8qfk16kt16ip1rer1ioq4