Geral

Ações nas escolas de Içara são encerradas e agora o foco são as empresas da cidade

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

Com o ano letivo encerrado e as provas finais acontecendo a equipe da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas de Içara fecha o ciclo 2013 nas escolas do município e já prepara as ações para o próximo ano. Com números expressivos de participação dos estudantes, 2.115 alunos envolvidos, as atividades seguem a partir de agora nas empresas e são realizadas em parceria com o Programa DST/HIV/AIDS. Palestras e atendimentos também continuam na programação.

Segundo a psicóloga da Subsecretaria, Luciana Cunha, a campanha contras as drogas que levou às escolas o papo Legal, material informativo, palestras e discussões, teve um saldo bastante positivo. “Foram envolvidos 2.115 alunos de 12 escolas. Para os próximos dias ainda temos palestra no Colégio Marista de Criciúma e no CREAS. Para 2014 a programação está sendo montada e, a exemplo deste ano, também atenderá escolas e empresas da região. Já fomos contatados pela escola Melchíades, no Balneário Rincão, e Coelho Neto de Criciúma. Estamos sempre à disposição para levar às crianças e jovens o maior número de informações possíveis para que as drogas sejam extirpadas do nosso convício”.

Mara Rubia Scremin, que faz parte da equipe, explica que além das ações voltadas à prevenção ao uso de drogas a parceira segue com os profissionais do Sistema de Atendimento Especializado (SAE). “Estamos auxiliando nas coletas de exames da Campanha da Hepatite C, quando também fizemos o trabalho de prevenção às drogas Disponibilizando material informativo e orientações a respeito do funcionamento do Ambulatório AD (álcool e droga)”.

Ainda nessa semana aconteceu palestra no Fórum de Içara com o tema Consequências das Drogas, “como pena alternativa para os usuários de drogas”, explicou Luciana. Nos dias 13 e 14 o grupo participará de simpósio sobre saúde mental e drogas, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, e segue até o final do ano com agenda de visitas às unidades de saúde.

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI