Geral

Ações pelo uso eficiente e racional da energia começam em Orleans

Chuveiros eficientes vão começar a ser distribuídos para a população carente do município

Foto: Divulgação Celesc

Foto: Divulgação Celesc

Seja na lâmpada acesa sem necessidade, na água da torneira correndo enquanto se escova os dentes, no banho demorado, enfim, tudo isso influência na conta no final do mês. Pensando nisso, a Celesc criou o Programa de Eficiência Energética, denominado de Projeto Energia do Bem 2, que distribui gratuitamente em todo território nacional chuveiros eficientes.

Em Orleans, três equipes, devidamente uniformizadas, irão visitar nos próximos dias algumas residências e identificar as famílias de baixa renda, onde o equipamento será disponibilizado. “Ao todo, 400 casas serão contempladas em Orleans”, adianta o chefe da agência local, Davi Vronski Paegle. “Uma empresa terceirizada fará esse trabalho de averiguação na cidade durante uma semana. Os consumidores de energia de baixa renda receberão este benefício de forma gratuita. Esse chuveiro vai ajudar a economizar, e muito”, ressalta.

Esse novo chuveiro foi desenvolvido em Minas Gerais. Tem um design diferente e é capaz de reutilizar a água que corre no momento do banho, fazendo com que retorne novamente ao canal da ducha. Com este sistema a energia consumida pode diminuir até 30%. “Funciona de verdade. Se esse equipamento for utilizado da maneira correta, a tarifa mensal terá uma redução bem expressiva”, pontua Davi.

O equipamento não está disponível no mercado. Um novo trabalho de eficientização está programado para acontecer em 2014.