Geral

Ações sociais são intensificadas em Orleans

Secretaria de Assistência Social do município trabalha forte para resgatar a cidadania das pessoas.

A secretaria de Assistência Social de Orleans, por meio da secretária Terezinha Furlan Redivo, tem a missão de resgatar a cidadania das pessoas/famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. E é isso que vem fazendo no município, por meio de diversos programas. Vários deles já iniciaram suas atividades neste ano, como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Clube dos Idosos e Clube de Produção e Renda.

A equipe do Cras já trabalha forte para o início das atividades do Serviço de Fortalecimento de Vínculos para Crianças e do Grupo de Idosos. O primeiro, prestará serviços para 25 famílias, a partir do próximo dia 15. Com as crianças a proposta é desenvolver atividades de convivência, estabelecendo e fortalecendo vínculos por meio de brincadeiras. O Serviço tem o foco em garantir a segurança da acolhida e convívio familiar, bem como comunitário, por meio de experiências lúdicas, acesso a brinquedos e momentos de diversão que fortalecerão esse convívio. Com as famílias a proposta é buscar estabelecer discussões que propiciem reflexões, além de ofertar atividades direcionadas ao fortalecimento de vínculos e orientações sobre o cuidado com a criança.

Já o Grupo de Idosos, que deve começar no final deste mês, atenderá cerca 35 pessoas da terceira idade carentes do município, focando prevenir a ocorrência de situação de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária, além de contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo. Os encontros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos e suas famílias acontecerão sempre na última sexta-feira do mês, enquanto o Serviço para Crianças é desenvolvido semanalmente.

A coordenadora, Lucizana Lúcio, explica que o Cras atua na prevenção de situações de risco. “Existem várias situações de risco como abuso sexual, violência doméstica, brigas familiares e traumas em caso de separação dos pais, por exemplo. Trabalhamos para prevenir essas situações e fazemos isso por meio do fortalecimento do vínculo familiar e social, o que traz resultados muito positivos para a sociedade”, detalha.

As atividades direcionadas para as crianças não se limitam ao espaço físico da estrutura do Cras. Para o mês de abril já está sendo organizada uma gincana, intitulada “Caça ao Tesouro”, que será realizada no loteamento João Paulo II. Há ainda o projeto para implantação de uma horta comunitária atrás do Cras, em que as famílias participação de todo o processo, desde o plantio até a colheita. A iniciativa é uma parceria com a secretaria de Agricultura e Turismo.

Além da coordenadora Lucizana, a equipe do Cras é composta pela assistente social Natascha Piacentini da Silva, psicóloga Gabriela Fernandes, agente social Lilian Souza e pelas responsáveis pelo Programa Bolsa Família, Maria Eloisa Cechinel e Edelir Perin Mattei.

A alegria de viver  da terceira idade

O Grupo da Terceira Idade – Alegria de Viver já retomou suas atividades. Segundo a coordenadora, Zuleide Orbem, o apoio prestado pela administração Tinto e Lussa e pela secretária Terezinha Furlan Redivo, é fundamental para o funcionamento do grupo. “O poder público de Orleans tem olhado de forma muito especial para os nossos idosos, proporcionando assistência social e na área da saúde e possibilitando muitos momentos de lazer”, afirma Zuleide.

Ela ainda destaca a importância das atividades para a Terceira Idade. “Nossos encontros são sempre repletos de muita união, respeito e harmonia. É muito significante essa atenção dada a eles, eleva a auto-estima e dá ainda mais força de vontade de viver a vida com muita alegria no coração e sorriso no rosto. É possível ver no olhar de cada um a felicidade por participar de cada encontro”, conclui a coordenadora.

Quem também já voltou à ativa é o Clube de Produção e Renda, que atua em 25 localidades de Orleans e desenvolve atividades como pintura em tecido, pintura em tela, tricô, pet colagem e diversos outras modalidades de artesanato. “Começamos com a parte organizacional, como levantamento do número de alunas e aquisição de materiais. Depois já iniciamos as aulas”, detalha a coordenadora do clube, Lilian Souza, que ainda ressalta o pacote de benesses trazido pelas aulas. “Trabalhamos a troca de ideias, socialização de alguns problemas enfrentados por elas e buscamos, juntas, as soluções. Essas aulas de artesanato também oportunizam a geração de uma renda extra para essas famílias”, declara a coordenadora. Na Feirarte, outra iniciativa da administração Tinto e Lussa, as alunas do Clube de Produção e Renda podem comercializar o que produzem.

Satisfação de bem atender a população orleanense

A secretária de Assistência Social e Habitação descreve a satisfação de estar à frente de uma pasta tão importante para o meio social. “É gostoso e gratificante trabalhar nessa secretaria. Temos contato direto com a população e tentamos, da melhor maneira possível, solucionar os problemas de cada um. É uma grande responsabilidade, mas acordo todos os dias satisfeita por desempenhar esse papel e com muita vontade fazer de cada o dia o melhor”, comemora Terezinha, que ainda homenageia todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. “Quero parabenizar todas as mulheres pela bravura com que encaram a vida e pela imensa ternura que carregam em seus corações. Essa data é muito especial e muito merecida. Que todas as mulheres sintam-se carinhosamente abraçadas”, conclui a secretária.