Saúde

Acúmulo de lixo em terreno próximo a creche gera preocupação, em Laguna

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

O acúmulo de lixo em um terreno localizado nos fundos do Centro de Educação Infantil Vila Vitória, em Laguna, tem preocupado moradores e pais que têm os filhos matriculados na creche.

Com muitos materiais jogados ao ar livre, sem nenhum tipo de proteção, é possível ver também que água se acumula em diversos pontos, constituindo possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue e zika.

Logo o CEI deve ter as aulas retomadas e o problema persiste no local. Conforme a prefeitura, a limpeza do terreno é feita semanalmente, mas o problema também estaria em uma questão de conscientização de pessoas que vêm jogando os materiais no local.

“Nós fazemos a limpeza e poucos dias depois o local já está cheio de lixo, e não apenas lixo comum, mas materiais como móveis, pneus, restos de material de construção, que são de destinação especial e precisam ser enviados para aterros específicos”, aponta o secretário de Obras do município, Renato Oliveira.

Ele destaca que além do risco da proliferação de mosquitos – inclusive o Aedes aegypti – há também o problema das pragas urbanas, que se proliferam e trazem outras doenças. “Temos feito a limpeza daquele local toda semana. Esta semana será feita até sexta-feira, pois estamos com pessoal direcionado para a ação contra a proliferação do Aedes aegypti, por isso ainda não foi feita. No entanto, pedimos a colaboração dos moradores e das pessoas que depositam lixo no local, para que percebam os problemas que podem ser causados por este ato”, diz Renato.

Com informações do site Diário do Sul