Política

Ada De Luca participa da reunião da Comissão Estadual da Verdade

A deputada e secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, participou nesta segunda-feira, 15/07, da reunião da  Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright (CEV) realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Ada é filha do advogado Addo Vanio Faraco, primeiro deputado estadual cassado no ano de 1964 durante a ditadura militar. “Minha luta sempre esteve voltada pelo cumprimento e pelo respeito aos direitos humanos”, ressaltou a secretária.

A comissão examinará violações de direitos humanos durante a ditadura militar e auxiliará a Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Ela é composta pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ronei Danielle; o procurador do Estado, Naldi Otávio Teixeira; o vice-presidente da OAB/SC, Marcos Antônio Luiz da Silva; a deputada estadual Luciane Carminatti; e a coordenadora do Coletivo Catarinense pela Memória, Verdade e Justiça, Derlei Catarina de Luca.

A CEV foi criada pelo decreto 1.415, de 1º de março deste ano. De acordo com o decreto, o mandato dos membros deve durar até a publicação do relatório final com as atividades realizadas, conclusões e recomendações, o que tem prazo de dois anos prorrogáveis por igual período.

O nome da Comissão homenageia Paulo Stuart Wright, político catarinense que nasceu em Herval d'Oeste em 2 de junho de 1933. Cassado pelo Ato Institucional Número Cinco (AI-5), foi preso em São Paulo na primeira semana de setembro de 1973, data a partir da qual não se teve mais notícias de seu paradeiro. 

Colaboração: Denise Lacerda / Assessoria de Imprensa

[soliloquy id=”33030″]