Geral

Adequações de calçadas são discutidas em São Ludgero

Com o objetivo de projetar e executar um passeio público com total acessibilidade, a Administração Municipal de São Ludgero abriu o debate para segmentos da sociedade. A primeira reunião foi realizada no dia 13 de maio, no Auditório da Prefeitura. Na ocasião, foi explanada a proposta de produzir em conjunto adequações necessárias à Legislação Municipal.

Segundo o secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Rodrigo Pavei, a proposta é defendida e abraçada pelo engenheiro Jânio Paladini e também pelo fiscal de obras, Márcio Cambruzzi. “A questão também foi bem recebida pelos profissionais técnicos da cidade. Além do benefício direto para as pessoas, a uniformização estética da cidade é outro ponto positivo”, enfatiza o secretário.

Para o fiscal de obras, Márcio Cambruzzi, as adequações, se consolidadas, tornará a lei aplicável. “É uma necessidade. O trabalho no setor de fiscalização aumentará e também no setor de engenharia, mas a sociedade num todo ganhará e muito”, observa.

Para o engenheiro civil da prefeitura, Jânio Paladini, o objetivo principal é realmente projetar e executar uma calçada com total acessibilidade de tal forma que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida possam circular normalmente.

“Penso que é sábio e justo contar a participação da comunidade e foi importante o prefeito Volnei oportunizar esta abertura. Também foram convidados para a primeira reunião os vereadores, a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto pelo fato de terem atuação direta no que diz respeito a todos os obstáculos que hoje encontramos em nossas calçadas”, enfatiza. Jânio completa dizendo que em paralelo ou posteriormente outro tema importante que deve ser abordado é a Mobilidade Urbana.

“Quando falamos em mobilidade urbana estamos falando de ciclovias, vias arteriais, vias principais, vias secundárias, via com mão única, via com trevo alemão, via com estacionamentos restritos, passarelas sobre o Rio Braço do Norte, pista de pedestre e também possíveis locais de novas pontes, entre outros”, observa o engenheiro.

Para o vereador Jairo Luiz Borges, que participou da reunião e já tratou em tribuna no Legislativo Municipal sobre os problemas envolvendo o passeio público e a acessibilidade, a reunião foi produtiva e oportunizou grande aprendizado. "As pessoas que utilizam as calçadas serão beneficiadas e a cidade ficará mais bonita com a padronização. Durante a reunião, inúmeras dúvidas foram sanadas", declara.

A primeira ação aprovada de comum acordo entre os representantes da sociedade presentes na reunião foi a proposta do engenheiro Jânio Paladini de ser elaborada uma cartilha técnica, ilustrada, didática e de acordo com a Lei Federal vigente.

“Agradecemos os engenheiros e arquitetos que participaram da reunião e já compartilharam na elaboração da Cartilha”, ressalta. Outras reuniões acontecerão em breve para continuar o debate sobre as adequações à Legislação Municipal.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

  • 8d31e8155294caa46cb4716d67c8795f
  • 8b2427868915203f056d242b75fef18f