Geral

Adesão de 90% no primeiro dia de greve dos bancários

Foto: Maristela Benedet

Foto: Maristela Benedet

Mais de 90% dos trabalhadores totalizando cerca de 850 bancários aderiram ao primeiro dia de paralisação da categoria nos nove municípios de base da região de Criciúma. São 40 agências fechadas e 16 abertas (confira quadro abaixo por cidade).

Os caixas eletrônicos funcionam para pagamentos de títulos e os cheques estão sendo compensados normalmente.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região, Ronald Pagel Soares, a tendência para os próximos dias é de o movimento crescer com adesões pelos demais bancos. “Com proposta zero de ganho real e somente 6,1% de INPC do período a categoria da região e do país, teve que usar a ferramenta de luta da greve para avançar nas negociações e forçar a melhoria nas propostas. Eles lucram R$ 27 milhões por hora e não querem repassar nada para os bancários que contribuem para todo esse lucro”, pondera Ronald.

Foram quatro rodadas de negociação entre a Fenaban e Comissão de Negociação coordenada pela Contraf-Cut nos mês de agosto e início de setembro. Na Campanha Nacional desse ano: #vempralutabancárioebancária a categoria reivindica: Reajuste salarial de 11,93%%, – 5% de aumento real mais INPC de 6,6%%; PLR de três salários; piso de R$ 2.860,21; melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoece os bancários;  mais contratações entre outros.  Outra importante luta é contra a votação do PL 4330 que terceiriza os postos de trabalho e pode por fim a categoria bancária e demais profissões.

Quadro de Paralisação:

Criciúma
Fechado: Bradesco Centro; Bradesco Pinheirinho; Bradesco Próspera; Caixa Centro; Caixa Rio Maina; Caixa Ouro Negro; Caixa Justiça Federal; Caixa Próspera; BB Centro; BB Próspera; BB Centenário; Itáu Centro; Itaú Pinheirinho; Itáu Centenário Giassi; Santander Centenário; Santander Pinheirinho; Santander/Real; Santander Unesc, Banrisul; HSBC e Safra.
Aberto: Badesco Angeloni; Bradesco Giassi; Bradesco Rio Maina e BB-Besc Rio Maina.

Içara
Fechado: BB, BB-Besc e Caixa
Aberto: Itáu e Bradesco

Cocal do Sul
Aberto: BB-Besc, HSBC e Bradesco

Urussanga
Fechado: BB e Caixa
Aberto: Bradesco

Morro da Fumaça
Fechado: BB e Caixa
Aberto: HSBC e Bradesco

Siderópolis
Fechado: BB-Besc e Caixa
Aberto: Bradesco

Nova Veneza
Fechado: Caixa
Aberto: Bradesco e BB

Forquilhinha
Fechado: BB e Caixa
Aberto: Bradesco

Colaboração: Maristela Benedet