Geral

Administração Municipal entrega implementos agrícolas para bananicultores

A Associação dos bananicultores de Criciúma (ABACRI) tem muito que comemorar, pois foi entregue no fim da tarde desse sábado, no salão da igreja do bairro Quarta Linha, um Trator Agrícola 4X4 de 75 cavalos, uma Pá Carregadeira Dianteira e um Distribuidor de Calcário e de Adubo orgânico e químico para estes agricultores familiares. As máquinas foram adquiridas com recursos da Administração Municipal e emenda parlamentar do deputado Federal Ronaldo Benedet totalizando mais de R$ 100 mil em investimentos. Para que os produtores utilizem os equipamentos, o Governo assinou um termo de cessão de uso.

Segundo o prefeito municipal, Márcio Búrigo, o principal motivo desta aquisição é levar qualidade de vida aos agricultores que muito fazem pelos alunos e população através da Agricultura Familiar. “Está é uma forma de evitar a evasão rural, pois precisamos muito destes trabalhadores, já que cerca de 67% das coisas que utilizamos vem da zona rural. Acredito que através de gestos como estes, mostramos que estamos juntos com nossos trabalhadores. Temos vários equipamentos a disposição desses agricultores que estão dentro da legalidade para trabalhar em suas propriedades. A Administração esta fazendo o caminho de ir buscar recursos e atos como este mostram o apoio para que a agricultura criciumense continue crescendo”, declarou Búrigo.

Para o deputado, o propósito é entregar esses equipamentos para a associação e mudar para melhor a realidade da agricultura familiar no município. “Minha missão como deputado é trazer recursos que beneficiem a cidade de Criciúma, e os contemplados desta vez foram os bananicultores da ABACRI. A agricultura hoje é um dos grandes alavancos da economia. A Agricultura Familiar é um modo de o Governo Municipal acompanhar de perto a produção do que utiliza para alimentação dos alunos de sua cidade. Não podia deixar de destinar esse recurso para a prefeitura de Criciúma e continuar incentivando os trabalhadores rurais dessa cidade”, ressaltou Benedet.                             

A Gerência de Agricultura e Agronegócio possui em torno de 1100 agricultores familiares cadastrados, sendo que destes, 500 são mulheres, totalizando 45% no comando, sendo este um dos motivos que levam o município ir em busca destas máquinas, pois mesmo elas tendo força e muita disposição para trabalhar em alguns momentos o procedimento se torna difícil. Este é a primeira vez que os bananicultores são contemplados com os maquinários agrícolas, sendo esta uma forma de mostrar o retorno dos impostos e uma das políticas de desenvolvimento social da Administração Municipal.

De acordo com o gerente de Agricultura e Agronegócio, Salomão Roman da Silveira, é incentivando o pequeno agricultor, que o município incentiva a permanência das famílias nas suas propriedades. “A Gerência tem procurado atender aos agricultores da melhor forma. Sabemos que o trabalho realizado pelos bananicultores causa um desconforto enorme para eles. Todos podem e devem ser atendidos pelas máquinas da prefeitura. Não podemos atender tudo, mas nos empenhamos para atender ao máximo”, comentou Silveira.

Conforme o presidente da ABACRI, Alcides Rosso, as famílias precisam desse tipo de apoio para continuar cuidando das suas propriedades e residindo no campo. “Este é um presente muito batalhado, pois precisamos muito desses equipamentos para a realização de grande parte dos nossos trabalhos. Estamos aqui para nos comprometer e trabalhar muito com a chegada dessas novas máquinas. Se o Poder Público incentivar, com certeza poderemos desempenhar nosso trabalho da melhor forma. Agradeço a todos  pelo empenho de nos proporcionar essas máquinas”, ressaltou Rosso.

Colaboração: Milena dos Santos

  • db3797ce27ffe46f6f0a4d0190bb40e2
  • 85b2590851a190e5b79c95fe6c67b15e
  • 78336ba3c757c844608be00732ca76ad
  • 72b7c946d4255ba3ad16411297d2bfe6
  • ad9b8fb08e0e49178803391e156d8f6d