Geral

Administração Municipal faz encontro para discutir brucelose em Lauro Müller

Reunião, na tarde de terça-feira, 02, agregou agricultores, poder público e profissional de saúde humana e animal para debater a doença nas propriedades rurais do município.

Divulgação

A Administração Municipal de Lauro Müller, através da secretaria de Agricultura, concentra ações em alerta aos produtores de leite do município sobre os riscos, contágio e medidas sanitárias para combater a brucelose no plantel leiteiro do município. No final da tarde de terça-feira (2), produtores rurais, poder público, vereadores e profissionais da saúde animal e humana foram reunidos para discutir medidas de contenção da doença. Desse encontro foram definidas metas e diretrizes para ação e controle nas propriedades, trabalhando, em paralelo, a informação aos produtores e exames no plantel.

A reunião, realizada no Auditório da Prefeitura, foi formada por representantes da Cidasc, Conselho Municipal de Agricultura, produtores rurais que trabalham com gado leiteiro, Poder Público, secretários municipais e representantes dos vereadores. Todos convergiram para a necessidade e urgência na adoções de medidas sanitárias, evitando a extensão de possíveis danos para a produção leiteira do município.

Segundo a médica veterinária da Cidasc, Regional de Criciúma, Carla Zoche, a brucelose animal em bovinos de leite é grave e acaba levando à eliminação de animais, caso os produtores não adotem o controle da doença e medidas sanitárias nas propriedades. “É importante o município traçar estratégias, pois a brucelose é uma doença muito difícil de controlar”, afirma. A profissional diz que a brucelose precisa de acompanhamento nas propriedades, principalmente dos produtores quanto a verificação da procedência do animal bem como no manejo, verificando anomalias no rebanho.

Já o professor Mario Arruda, da Unesc, apresentou os riscos e consequência da brucelose para os humanos. “Precisamos pensar na saúde dos animais, mas não podemos nos esquecer da saúde dos criadores, dos agricultores”, diz Arruda. O professor apresentou, de forma didática, os problemas trazidos para os humanos contaminados pela bactéria da brucelose. Os principais sintomas da brucelose em humanos são similares aos da gripe, como febre, cansaço corporal, dor e enfraquecimento das articulações, calafrios, sudorese, fraqueza e dor de cabeça e no corpo em geral. “São sintomas muito parecidos com a da gripe, por isso é importante que o agricultor saiba se há brucelose no rebanho”, diz Arruda.

Segundo dados da secretaria de Agricultura, ao menos 55 produtores rurais estão ligados a cadeia leiteira de Lauro Müller, onde cerca de três milhões de litros são produzidos mensalmente. O plantel é de, aproximadamente, quatro mil animais espalhados por propriedades em toda a zona rural do município. Para o secretário de Agricultura, Obras e Serviços Públicos, Acione Andrade Izidoro, é preciso trabalhar junto ao produtor para evitar que a brucelose se torne um problema de saúde animal. “Isso porque temos uma economia forte na agricultura de nosso município, com a produção leiteira como uma dos pilares dessa força. Vamos trabalhar, unindo forças e levando informações e assistência para os produtores rurais”, afirma o secretário.

De acordo como prefeito Valdir Fontanella, a responsabilidade na tomada de medidas e ações concretas contra a brucelose é tarefa para todos.” Vamos encarar essa doença. Faremos um trabalho forte, para mantermos nosso rebanho saudável. Temos que tomar atitude e isso cabe a todos nós, do Poder Público, os profissionais envolvidos e os produtores. Temos que unir nossas forças nesse momento. Só vivemos felizes quando somos saudáveis”, lembrou Fontanella. Uma das medidas levantadas na reunião faz referência à entrada de animais nas propriedades de Lauro Müller, vindos de outros municípios, somente com testes que comprovem o estado saudável dos bovinos. Hoje, alguns produtores acabam trazendo matrizes e reprodutores sem a devida fiscalização e varredura por exames clínicos, abrindo espaço para que enfermidades – como a brucelose – acabem se alastrando por todo o plantel de uma propriedade.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Eleições 2020: Com possibilidade de chapa pura, PDT quer oferecer opção ao eleitor de Lauro Müller

O presidente do partido, Manoel Jades Izidoro, falou com exclusividade sobre os preparativos para as eleições municipais.

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Supermercado Loli prepara festa especial de Dia das Crianças em Lauro Müller

Parque com brinquedos, sorteio de mini moto elétrica e um delicioso lanche marcarão o momento especial no estacionamento do supermercado.

Idoso fica gravemente ferido após ser agredido com capacete em Lauro Müller

Familiares também foram ameaçados por agressor. Com o acusado, a Polícia Militar encontrou drogas.