Saúde

Advogados tentam liminar para cirurgia no coração de bebê de Tubarão

Procedimento de emergência precisa ser realizado, mas serviço oferecido pelo SUS pode demorar até um ano. Família não tem dinheiro e está desesperada.

Foto: Arquivo da família

Foto: Arquivo da família

“Fico sem palavras para agradecer a todas as pessoas que me ajudaram hoje (ontem). Meu telefone não parou de tocar o dia todo. Agradeço imensamente por divulgar a nossa história e compartilhar a nossa angústia. Perdi as contas de quantas pessoas eu conversei”, resume Moniele da Silva Teixeira Espíndola, 23 anos, mãe do bebê Bernardo Teixeira Espíndola, de 4 meses. 

Ela e o marido Valério Espíndola Silvano, 24, iniciaram uma campanha em prol de uma cirurgia para corrigir um problema no coração do filho. A jovem disse, ainda, que foi convidada por um vereador de Tubarão para, hoje, levar toda documentação necessária aos seus advogados, que, já consultados, pretendem ingressar uma ação que solicita uma liminar para o procedimento clínico. “Desta forma, ele garantiu que a cirurgia ocorrerá mais rápida”, comemora Moniele.

Apesar da correria dos pais, Bernardo dormiu tranquilamente ontem. A mãe conta que algumas pessoas se disponibilizaram para organizar uma rifa de um quadro de um artista plástico, que doou a obra à família, e até uma fritadeira elétrica foi adquirida para vender e angariar recursos. Outras pessoas enviaram dinheiro por meio de depósito. A agência é 0201-1 e a conta corrente é 42649-0, no Banco do Brasil, em nome de Andrea da Silva, tia de Moniele. 

Desde o nascimento, Bernardo enfrenta problemas de saúde. Chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva. Descobriu que, por decorrência de uma infecção hospitalar, possuía uma abertura no coração, que tem ficado maior a cada dia. “Ele tem dificuldades para respirar e, às vezes, precisa de oxigênio mecânico”, explica a mãe. Não bastassem os problemas cardiorrespiratórios, só se alimenta com leite especial devido a uma alergia. A cirurgia, marcada para um hospital em Curitiba, pode custar até R$ 4 mil.

Com informações do Jornal Diário do Sul