Geral

Aeroporto de Jaguaruna sem perspectiva para começar a operar

Previsão era de que em fevereiro de 2013 os voos e decolagens começassem a ser realizados

Foto: Rodrigo Medeiros/Clicatribuna

Foto: Rodrigo Medeiros/Clicatribuna

As chances de ver o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, finalmente operando foram prorrogadas mais uma vez. O prazo estipulado pelo Governo do Estado em outubro deste ano era de que em fevereiro de 2013 os voos e decolagens começassem a ser realizados, mas o edital de licitação para a contratação da empresa que ficará responsável pela administração do aeroporto foi cancelado. O motivo do cancelamento foi a não aprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre alguns pontos do processo de contratação da empresa e o Estado resolveu cancelar a licitação. A abertura do período de envio das propostas pelos interessados iniciaria em menos de duas semanas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Haroldo de Oliveira Silva, o TCE alegou inconsistência técnica e agora terão que ser encontrados novos caminhos para a situação ser resolvida e o aeroporto começar a operar. “Na próxima segunda-feira, o Cobalchini (secretário de infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini) vai se reunir com os demais integrantes do Governo para ver o que pode ser feito. Uma das possibilidades é mudar a administração para uma PPP, parceria público-privada, mas tudo será analisado anteriormente”, explicou Silva ao Portal Clicatribuna.

Novas medidas que deverão ser apresentadas pelo Governo Federal também podem mudar os rumos da administração do local. “A Dilma pode lançar um pacote de incentivos para os aeroportos na próxima semana e isso pode nos atingir. Então, vamos ver como serão os próximos dias”, comenta o secretário da SDR Tubarão. Mas, enquanto esse impasse continua adiando a abertura do aeroporto, Silva afirma que outras providências estão sendo tomadas. “Nesse período nós continuamos buscando as licenças, como a da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), por exemplo”, diz.

Região foi pega de surpresa

No dia 24 de outubro desde ano, o edital de licitação para a administração do aeroporto de Jaguaruna foi lançado e até então a região acreditava que tudo estaria correndo normalmente e que em fevereiro as operações no local iniciassem. O cancelamento da licitação foi uma surpresa, segundo Silva. “Toda a população do Sul ficou surpresa, porque pensávamos que as coisas estavam encaminhadas, mas acreditamos que a resposta virá em breve”, finaliza o secretário.