Geral

Aeroporto Regional de Jaguaruna passa por vistoria da Anac

Inspeção aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro

Foto: Amanda Garcia Ludwig/Engeplus

Foto: Amanda Garcia Ludwig/Engeplus

O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi passou por uma vistoria da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) durante dois dias. A inspeção aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro, em operação sigilosa. O segredo tinha como objetivo fazer com que o trabalho acontecesse de forma mais ágil e rápida, explica o superintendente do aeroporto, Fernando de Castro. Toda a documentação recolhida nestes dois dias será enviada ao grupo de engenharia da Anac, para que o funcionamento do empreendimento seja autorizado ou não.

Castro explica, também, que a Anac não solicita modificações na estrutura durante esta inspeção. Durante a vistoria são apontadas apenas conformidades e não conformidades. O Aeroporto de Jaguaruna recebeu quatro não conformidades da agência. “Este resultado foi considerado positivo, porque acreditávamos que seriam mais coisas a serem ajustadas. O que foi apontado pela Anac também é de fácil resolução, como por exemplo a retirada de alguns espinheiros do entorno da pista”, observou o superintendente.

Conforme divulgação do Portal Engeplus, esta foi a primeira inspeção feita pela Anac ao empreendimento, mas outras podem vir até que o aeroporto realmente entre em funcionamento. Não existe uma data para que a homologação seja efetivada, mas o superintendente afirma que o processo pode ser considerado em fase avançada. “Quando os técnicos vêm ao local, quer dizer que o processo está na fase final. Com isso, ficamos aliviados, mas ainda não temos datas para o funcionamento. Esperamos que até o primeiro trimestre de 2014 esteja tudo certo para o primeiro voo”, pondera Castro.

De acordo com o superintendente, a demora no processo acontece por conta dos cuidados necessários para que nenhum acidente ou incidente aconteça quando os voos decolarem. “Um processo
deste tem diversas páginas, e é preciso certificar de que estará tudo certo antes de realmente operarmos”, afirma.

Estão cotados para trabalhar no aeroporto as empresas Azul, Gol, Tam, Passarelo e Brava. O aeroporto vai operar com uma estação de rádio que presta informações dos voos, e não o controle.  “Como é um aeroporto de baixo fluxo aéreo, então não trabalharemos com o controle dos voos também, mas desta forma é tão seguro quanto se controlássemos o trajeto”, salienta Castro.