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Aeroporto regional, em Jaguaruna, completa 2 anos

Aeroporto Regional Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna

Foto: Tatiana Dornelles/DS

Dois anos se passaram desde o primeiro voo comercial do Aeroporto Regional Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna, operado pela TAM Airlines em 27 de abril de 2015. De lá para cá, o número de passageiros só tem aumentado e a expectativa é de crescimento ainda maior nos próximos anos.

Em 2016, passaram pelo Aeroporto de Jaguaruna cerca de 73 mil passageiros. Para este ano, estão previstos 120 mil. Além disso, o funcionamento do empreendimento, que antes era de 12h diárias, passou para 20h. “Somente com o voo da TAM, hoje Latam, passavam por aqui de 5 a 6 mil passageiros por mês. Com a operação da Azul, que iniciou ano passado, o número duplicou, indo para 12 mil passageiros/mês. O aeroporto hoje se solidificou como vetor de transporte no Sul do Estado e integra a malha logística de transporte aéreo no Sul do país”, afirma o gerente-geral da RDL Aeroportos, Fernando Linhares de Castro.

Recentemente, o empreendimento passou por inspeção da Anac e foi classificado como melhor aeroporto regional no Brasil em qualidade, logística, operação e segurança. “É gratificante, em dois anos, a RDL ter conseguido transformar uma obra na época sem homologação ainda em melhor aeroporto na sua categoria, que é a Classe 1-B. Isso reflete a qualidade e organização que oferecemos à população”, explica.

A princípio, diz Fernando, não há previsão de operação de novas companhias aéreas ou aumento de voos, mas ele acredita que no futuro isso será inevitável. “O aeroporto tem tudo para crescer ainda mais e vai chegar o dia em que será preciso ter mais voos e empresas. Mas, por enquanto, temos a Azul e Latam”, enfatiza.

Segundo o gerente-geral, ainda não há previsão para o aumento da pista e construção do terminal de cargas. “É um projeto, foi validado e já foi chancelado pelo governador. Estes dois itens, o aumento da pista e terminal de cargas, estão no radar, até pelo investimento que há para o setor, através do fundo nacional. Ou seja, de cada taxa de embarque, de pouso ou permanência, 5% a 6% vão para o fundo para fomentar o setor de aviação. Jaguaruna está dentro deste plano e vai ser contemplada, mas ainda sem previsão”, ressalta.

Turismo e transporte coletivo

Segundo Fernando Linhares de Castro, gerente-geral da RDL Aeroportos, o aeroporto regional também tem atraído turistas para a região Sul. “Como única porta de entrada e saída aérea, não tenho dúvidas de que o setor turístico foi beneficiado. Temos as melhores praias, a serra e ainda as águas termais. A Santur está explorando programas turísticos usando o aeroporto. Tudo isso ajuda a movimentar e aumentar o número de passageiros”.

Além disso, ele ainda fala sobre uma frustração. “É frustrante, em pleno 2017, ainda não termos um transporte coletivo de Tubarão ao aeroporto, ou taxistas. Mas sabemos que isso depende da viabilidade financeira e vontade das empresas em iniciar uma nova linha. No entanto, também sabemos que uma hora ou outra, com o crescimento do aeroporto, isso vai se consolidar. Infelizmente, a RDL não tem como interferir diretamente nesta questão”, diz.

Com informações do Jornal Diário do Sul

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