Saúde

Afasc conta com consultório odontológico exclusivo para os idosos

Os 2.465 idosos atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) agora contam com mais um serviço. O trabalho odontológico que vinha sendo realizado, por meio do projeto “A experiência num sorriso”, foi ampliado com a inauguração do Consultório Odontológico da Terceira Idade. O ato de inauguração aconteceu na tarde de ontem (14), no Centro de Convivência da Terceira Idade (Morro Cechinel).

O projeto “A experiência num sorriso” foi lançado em 2014 com palestras e orientações nos grupos de idosos da Afasc. Na época o dentista fazia o levantamento dos idosos que precisavam de atendimento clínico. Até o momento 14 grupos foram visitados, 82 atendimentos no consultório da Afasc que fica localizado no CEI Afasc Lapagesse, e já foram entregues 32 próteses dentárias viabilizadas na parceria com o governo municipal, através da secretaria da Saúde. “Com o novo consultório esses números serão ampliados, já que teremos um consultório exclusivo para o atendimento ao idoso”, salientou o dentista da Afasc, Alexandre Colombo Neto.

Além disso, o dentista afirma que a Afasc ficará responsável pelas próteses. “Vamos comprar os materiais e atender todos os idosos que precisam das próteses”, reforçou. No momento, 21 pacientes estão a espera de prótese, as quais já serão colocadas nesta nova unidade. No consultório serão realizados procedimentos nas áreas de dentística, periodontia, cirurgia e próteses – sendo, restaurações, extrações, raspagem periodontal, profilaxia (limpeza) com jato de bicarbonato e ultrassons.

A presidente da Afasc, Bebel Búrigo, completa que com este atendimento a Afasc ajuda o município. “Atendendo os nossos idosos, nós liberamos horários e materiais nas unidades de saúde do município para os outros criciumenses”, avaliou.

Dona Jucélia Mafei, de 60 anos, é uma das beneficiadas pelo projeto. “Já tinha ficado feliz e satisfeita pelo atendimento dentário que recebemos. Agora sabendo que teremos um consultório exclusivo, fico ainda mais contente”, falou a senhora.

Colaboração: Jussi Moraes

  • 2d07c332dce75a4bde3f91c21e44d06d
  • 0b8dbe778c464ec0be726965e05dcd8b
  • 4ebc935794fc45dccc1b5d57358fd9ed
  • 668f6f96bb293e64c17d0baed6fe6eea