Cultura

Afasc oferecerá oficina de cultura e língua italiana em Criciúma

A oficina será oferecida no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos

Foto: Jussi Moraes / Comunicação Afasc

Foto: Jussi Moraes / Comunicação Afasc

A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma – Afasc lança neste mês o projeto “Um giro pela Itália”. O projeto será desenvolvido por meio da oficina de Cultura e Língua Italiana no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos.

Neste primeiro momento a oficina será realizada nos núcleos da Afasc que funcionam nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS Cristo Redentor e Renascer. A meta é contemplar 60 usuários, que frequentam o serviço no contraturno da escola.

O projeto “Um giro pela Itália” será desenvolvido pela facilitadora Cristiane Gonçalves Dagostin, a qual é doutora em Ciências da linguagem, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul e possui também doutorado em Didática e Ensino da Língua Italiana, cursado em Perúgia, na Itália.

Segundo a facilitadora, as atividades serão realizadas na parceria com o Circolo Bergamasco de Rio Maina e contará com o apoio do Grupo de Dança Valsugana. “Não será apenas um estudo da língua italiana, vamos tratar da parte cultural, da geografia, música, culinária, dança, entre outros”, falou.

A relações públicas do Circolo Bergamasco, Carolina Rosa Braga, afirma que a ideia é integrar as crianças e adolescentes também nos encontros que realizam mensalmente nas famílias italianas do distrito do Rio Maina.

Para a presidente da Afasc, Bebel Búrigo, esse projeto trará oportunidades aos usuários do serviço. “Com o conhecimento da língua italiana, da cultura dos nossos imigrantes, queremos motivar esses adolescentes a buscarem novos horizontes. A meta é buscar, inclusive, oportunidades de intercâmbio na Itália”, salientou. A gerente do serviço, Samara Barbosa, afirma que na oficina os participantes também serão levados para conhecer comunidades italianas da região, como o município de Nova Veneza. “As oficinas irão acontecer uma tarde e uma manhã no Cristo Redentor e também no Renascer”, reforçou.

Colaboração: Jussi Moraes / Comunicação Afasc