Cultura

Afasc reativa coral de idosos

Foto: Jussi Moraes

Foto: Jussi Moraes

O coral de idosos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), que estava adormecido desde o fim do ano, foi reativado na tarde dessa sexta-feira (12). O coral de idosos da Afasc já existe há 20 anos, mas a partir de agora terá um novo formato. O grupo será reunido nas sextas-feiras à tarde, no terceiro andar da antiga prefeitura, e ainda está com as inscrições abertas.

O grupo será dirigido pelo facilitador Carlos Ribeiro, e nos instrumentos estará o facilitador Christian Stivv. Segundo Ribeiro, a partir de agora o grupo será um coral popular. “O intuito é tirar o estereótipo de que o idoso é parado e que não se diverte. O que não é verdade. Temos um grupo bem animado”, garantiu. Ele afirma que a primeira música que entrará no repertório será Dancing Days – As Frenéticas.

Dona Zulma Spricigo, de 73 anos, é uma das fundadoras do coral da Afasc. Ela lembra que a história do grupo já soma 20 anos. “Esse é o nosso primeiro encontro do ano e estou muito animada. Como dizem os novos, acho que agora vai dar liga”, falou aos risos. Dona Zulma conta que dos que já estavam no coral hoje participaram apenas cinco pessoas. “Fico feliz com a quantidade de coralistas novos. Vai renovar o grupo e nos dá mais vontade de cantar”, afirmou.

Mercedes Bergmann Magno, de 73 anos, é uma das novas no coral. Ela fala que cantava quando era moça e agora resolveu fazer o que sempre gostou. “Eu espero que tenhamos muita união e muitas apresentações para levar o nosso coral”, salientou.

A coordenadora pedagógica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa da Afasc, Cláudia Bittencourt, afirma que o coral estimula o protagonismo do idoso. “A gente percebe que eles se orgulham em cantar levando o nome da Afasc”, comentou. “Eles terão apresentações, vão levar toda família e isso é muito bom para a autoestima”, reforçou a presidente da Afasc, Bebel Búrigo.

Colaboração: Jussi Moraes