Geral

Afasc recebe máquina para fabricação de fraldas da Fundação Nova Vida

A primeira-dama do Estado de Santa Catarina, Maria Angélica Colombo, contemplou a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), por meio da Fundação Nova Vida com uma máquina para a fabricação de fraldas, na tarde desta sexta-feira (22), em cerimônia no Centro de Convivência do Idoso, em Criciúma.

O novo equipamento custou para a Fundação Nova Vida aproximadamente R$ 7 mil. Por meio de uma parceria, ele ficará no presídio Santa Augusta para que os detentos produzam as fraldas em troca da abreviação da pena que precisam cumprir.

Para a primeira dama de Criciúma, Maria Helena Kuhnen da Silva, equipamento vai ampliar a produção da entidade que distribui o material para pessoas carentes acamadas da cidade. Segundo ela, a chegada da máquina significa também o início do estreitamento da relação entre as duas entidades. “Existe um trabalho maravilhoso sendo executado na Afasc. E muitas pessoas vivem em vulnerabilidade social. A fabricação de fraldas no presídio até nos preocupou com o fato do uso do estilete, mas, a segurança pública se comprometeu em cuidar disso e as pessoas que cometeram erros terão a oportunidade de acertar trabalhando neste projeto”, disse Maria Helena.

O diretor regional da penitenciária de Criciúma, o presídio Santa Augusta, Jovino Baggio Zanellato, aprovou a ideia da parceria e falou emocionado sobre o assunto. “A Maria Helena é persistente, lutou para conquistar a realização deste projeto e nós vamos fazer. Nossa missão é fazer com que saiam de lá melhores do que entraram. É muito bonito este gesto de levar oportunidade para quem precisa mudar de vida”, pontuou.

O prefeito de Criciúma Itamar da Silva relatou que a iniciativa enaltece o cumprimento da missão da Afasc de prestar assistência social e educacional, contribuindo para a promoção humana. “Com este trabalho, quem está pagando por um erro pode voltar a ser útil para a sociedade”, concluiu. A primeira dama do Estado de Santa Catarina, Maria Angélica Colombo disse ter ficado emocionada com o trabalho da associação. “Acredito que só quem tem uma pessoa presa na família ou doente que precisa de fraldas todos os dias sabe do quanto é importante este ato de hoje. Estamos viabilizando um equipamento que é de grande importância para a vida de muitas pessoas”, pronunciou Maria Angélica.   

A futura primeira dama e presidente da Afasc, Isabel Cristina Grijó Búrigo e a futura vice-presidente da associação, Léia Coral, participaram do evento.

Kênia Pacheco/Decom Prefeitura de Criciúma

[soliloquy id=”22728″]