Segurança

Ágata 2019: Operação mobiliza a Marinha do Brasil na fronteira sul do país

A Ágata é a maior mobilização de fronteira terrestre e marítima realizada pelo país no combate aos ilícitos de Norte a Sul do país

Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) iniciou, nesta segunda (3), a Operação Ágata 2019, na região sul do país em uma área equivalente a 630 quilômetros. Neste ano, a ação conta com o envolvimento de aproximadamente 150 militares do Com5ºDN e de suas Organizações Militares subordinadas. Também participam agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, Brigada Militar e Polícia Civil.

Durante a mobilização, militares atuarão contra os principais crimes transfronteiriços, como narcotráfico; contrabando e descaminho; tráfico de armas e munições; crimes ambientais; contrabando de veículos; e imigração e garimpo ilegais. O Com5ºDN empregará, durante todo o período, navios-patrulha, helicópteros e embarcações.

A operação acontece em todo Brasil sob a coordenação do Ministério da Defesa e Comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e é parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), criado por decreto presidencial, em junho de 2011. A Ágata é a maior mobilização de fronteira terrestre e marítima realizada pelo país no combate aos ilícitos de Norte a Sul do país, entre o Oiapoque (AP) e Chuí (RS).

Divulgação/Marinha do Brasil

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Em audiência pública, municípios do Sul decidem ir à Justiça para reverter questão dos pedágios na BR-101

As três associações de municípios que serão impactados pela implantação das praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 se reuniram na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão

Pelo crime de tortura, três agentes prisionais são condenados e demitidos no sul de SC

Cada um dos acusados foi sentenciado em três anos, 10 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial aberto.

Proprietário de lavação é preso por tráfico de drogas em Orleans

Na delegacia, o acusado confirmou que entregou 15 gramas de crack para o usuário em troca de um Fiat Uno com problemas mecânicos.