Geral

Agência Alesc faz reportagem sobre potencial turístico de Lauro Müller

Matéria jornalística da Assembleia Legislativa catarinense percorreu roteiros turístico no município para compor especial para a TVAL. Serra do Rio do Rastro e Ecomuseu foram destaques.

Divulgação

A TVAL, emissora de televisão da Agência Alesc (Assembleia Legislativa) percorreu na manhã de segunda-feira, 29, roteiro turístico de Lauro Müller para gerar material em reportagem sobre os potenciais turísticos do município. A produção faz parte de apanhado de imagens e informações para compor matéria sobre o desenvolvimento do turismo na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). A reportagem deve ir ao ar entre o final do mês de agosto ou início de setembro.

Lauro Müller foi destacado pelo potencial turístico oferecido pela natureza peculiar que há na Serra do Rio do Rastro, com a travessia feita pela SC-390, cortando as encostas, os empreendimentos que estão crescendo no entorno da serra. Também foi apresentada para a produção jornalística a história da Coluna White, fundamental para a formação do município e organização da indústria de extração do carvão mineral. Outra fonte foi o Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, que vem se destacando como potencial turístico da região.

A produção do especial para a Agência Alesc percorreu o Centro de Lauro Müller, a partir da Estação Ferroviária, parando na prefeitura para entrevista com o prefeito Valdir Fontanella e rumando para a Serra do Rio do Rastro. Lá, a equipe pode acompanhar de perto a geologia descrita pelo geólogo norte-americano Israel Charles White, no início do século passado, preservada na encosta do maciço rochoso. Eles puderam acompanhar, também, a cadeia montanhosa e as belezas naturais que se formam com ela, bem como a infraestrutura para o atrativo turístico que vem sendo construído pela iniciativa privada. O presidente do conselho do Ecomuseu, Cláudio Lottin, também foi um dos entrevistados pela reportagem.

Na entrevista dada à equipe da TVAL, o prefeito Valdir Fontanella defendeu o desenvolvimento do turismo de Lauro Müller como fonte de renda e agregação econômica para o município. “O direcionamento para o turismo é uma das plataformas de governo, para marcar a direção que devemos seguir. Entendemos que o município tem uma das mais maravilhosas serras, com uma natureza exuberante, então, não podemos deixar de explorar essa potência. Temos, assim, que diversificar nossa renda, aumentar os ganhos para as pessoas. E esse desenvolvimento do turismo depende, também, do trabalho feito pela gestão municipal”, afirma o prefeito.

O que é a Coluna White

Coluna White, como é conhecida, é a exposição aparente da coluna estratigráfica da Bacia do Paraná na Serra do Rio do Rastro, no trecho da SC-390, entre os municípios catarinenses de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. Esta coluna é considerada uma coluna geológica clássica do antigo supercontinente Gondwana no Brasil.

A formação geológica leva esse nome em homenagem ao geólogo norte-americano Israel Charles White, que estudou a geologia da Bacia do Paraná entre os anos de 1904 e 1906, como chefe da Comissão de Estudos das Minas de Carvão. Esta comissão foi criada pelo governo brasileiro para estudar o potencial energético do carvão da Bacia do Paraná e que era minerado de forma incipiente no Sul do Brasil.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Agência de regulação autoriza ampliação na isenção nas tarifas de água e esgoto em quase 200 cidades do estado

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

Projeto de Comin declara de utilidade pública Lions Clube de Cocal do Sul