Geral

Agência Nacional de Petróleo (ANP) credencia dois Laboratórios da Unisul

A Unisul é a terceira universidade em Santa Catarina a ter laboratórios credenciados pela ANP.

Divulgação

Os dois laboratórios da Unisul que foram credenciados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) estão aptos para iniciarem projetos em conjunto com a própria ANP e, também, com a Petrobrás. A empresa já havia procurado a universidade para iniciar um estudo. A Unisul é a terceira universidade em Santa Catarina a ter laboratórios credenciados pela ANP.

O anúncio do credenciamento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 28 de junho. “Agora com esse aval, os projetos trarão recursos para a compra de equipamentos de alta tecnologia. Os estudantes aprenderão muito mais e isso é um grande diferencial para os cursos da Unisul. Nós temos empresas da região que só estavam esperando o credenciamento para iniciarem os projetos em conjunto”, comenta o coordenador do curso de Engenharia de Petróleo, Richard Amorim.

Para o diretor do Centec – Centro Tecnológico da Unisul, professor Celso Albuquerque, o credenciamento foi muito importante pois mostra o resultado do trabalho da equipe de professores e técnicos que atuam nos ambientais de aprendizagem. “Esses credenciamentos e certificações habilitam os laboratórios do Centec a prestarem serviços com excelência para órgãos governamentais, empresas privadas e a comunidade em geral”.

Parceria com a Petrobrás

Em janeiro deste ano, a Unisul foi procurada pela empresa para desenvolver um catalisador para a produção de um polietileno especial para a confecção de cabos navais. A tecnologia seria a primeira em todo o mundo. Com o credenciamento, o estudo pode ser iniciado.

O catalisador é a matéria-prima que faz com que a nafta, um derivado do petróleo, se transforme em plástico. “O Brasil não possui tecnologia de catalisadores. A Petrobras quer ser a primeira empresa a desenvolver um catalisador brasileiro, em nível industrial, e que pode revolucionar o futuro da petroquímica no país”, afirma Richard.

Colaboração: Comunicação Unisul 

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas