Saúde

Agentes Comunitárias de Saúde de Içara recebem capacitação

Foto: Divulgação

As 60 Agentes Comunitárias de Saúde de Içara, que participaram do Curso de Formação do Agente Comunitário de Saúde (ACS), receberam a certificação na tarde desta segunda-feira, dia 18.  A capacitação, que ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde de Içara, foi realizada em parceira com a Escola de Formação em Saúde (EFOS), e teve a duração de 400 horas.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica Iane Savi, a capacitação foi alicerçada em discussões teóricas e aulas práticas. “Foram 120 horas de aulas expositivas. Já os momentos de prática compreenderam 280 horas e foram desenvolvidos na dispersão, realizada através de um estágio no campo de atuação, com o apoio e monitoramento das enfermeiras-chefes”, explicou.

“Tivemos a oportunidade de aprender sobre o acompanhamento de diversas doenças. São práticas que fazem parte do nosso dia a dia e nos auxiliarão nos encaminhamentos repassados aos moradores”, avaliou a Agente Comunitária do bairro 1º de Maio, Anair de Mello.

O objetivo do curso foi instrumentalizar, sensibilizar e capacitar os profissionais de Saúde, para o mercado de trabalho, uma vez que para desempenhar a função não é necessário formação acadêmica na área da saúde.

“Entendemos que lidar com as questões de saúde requerem conhecimento teórico e prático para proporcionar um processo de trabalho humanizado. Muitos municípios entraram em contato conosco para compreender como foi realizada a parceria, pois também querem ofertar esta oportunidade para as profissionais de suas cidades”, colocou a secretária de Saúde, Lucimara Ferreira.

Colaboração: Tânia Giusti/ Comunicação Prefeitura de Içara

Notícias Relacionadas

TJSC sorteia desembargadores do 2º pedido de impeachment de Moisés hoje (26)

Pedido refere-se à compra dos respiradores e à contratação do hospital de campanha, em Itajaí; sessão será às 14h no TJSC nesta segunda-feira

PM flagra aglomeração com mais de 50 pessoas e som alto em conveniência, em Braço do Norte

O som automotivo estava causando perturbação aos moradores

Capivari de Baixo registra 17º óbito por Covid-19

Homem de 56 anos possuía comorbidades e estava internado na UTI, em Tubarão

Motoboy tem a motocicleta furtada enquanto fazia entrega em Tubarão

Fato ocorreu na noite desse domingo, no bairro Vila Moema