Saúde

Agentes Comunitárias de Saúde de Içara recebem capacitação

Foto: Divulgação

As 60 Agentes Comunitárias de Saúde de Içara, que participaram do Curso de Formação do Agente Comunitário de Saúde (ACS), receberam a certificação na tarde desta segunda-feira, dia 18.  A capacitação, que ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde de Içara, foi realizada em parceira com a Escola de Formação em Saúde (EFOS), e teve a duração de 400 horas.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica Iane Savi, a capacitação foi alicerçada em discussões teóricas e aulas práticas. “Foram 120 horas de aulas expositivas. Já os momentos de prática compreenderam 280 horas e foram desenvolvidos na dispersão, realizada através de um estágio no campo de atuação, com o apoio e monitoramento das enfermeiras-chefes”, explicou.

“Tivemos a oportunidade de aprender sobre o acompanhamento de diversas doenças. São práticas que fazem parte do nosso dia a dia e nos auxiliarão nos encaminhamentos repassados aos moradores”, avaliou a Agente Comunitária do bairro 1º de Maio, Anair de Mello.

O objetivo do curso foi instrumentalizar, sensibilizar e capacitar os profissionais de Saúde, para o mercado de trabalho, uma vez que para desempenhar a função não é necessário formação acadêmica na área da saúde.

“Entendemos que lidar com as questões de saúde requerem conhecimento teórico e prático para proporcionar um processo de trabalho humanizado. Muitos municípios entraram em contato conosco para compreender como foi realizada a parceria, pois também querem ofertar esta oportunidade para as profissionais de suas cidades”, colocou a secretária de Saúde, Lucimara Ferreira.

Colaboração: Tânia Giusti/ Comunicação Prefeitura de Içara

Notícias Relacionadas

Insatisfação das agentes comunitárias de saúde é debatida na Câmara de Vereadores de Orleans

Assuntos como compensação de horário, cumprimento de metas, despesas para locomoção, horas extra e falta de efetivo foram amplamente discutidos.

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira