Saúde

Agentes de Saúde recebem formação em saúde mental com ênfase em rack e outras drogas

A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul realizou nesta semana, a aula inaugural do curso Caminhos do Cuidado que irá formar Agentes Comunitárias de Saúde e Técnicos em Enfermagem em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. O objetivo é oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos que possibilitem os profissionais a acolher e cuidar do usuário de forma integral.

O Prefeito Ademir Magagnin juntamente com a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez abriram a capacitação que irá acontecer durante cinco encontros, no Centro de Pastoral da Igreja Matriz. “Nossa intenção é melhorar cada vez mais a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde. Um momento de formação para sabermos como atuar diante desse problema que afeta muitas famílias do nosso município e que precisam de ajuda. Nossas agentes e técnicos receberão uma série de  informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre à redução de danos”, ressalta Sinara.

O prefeito aproveitou também para dar as boas vindas e desejar um máximo de aproveitamento em todas as etapas do curso. “O nosso trabalho, como funcionário público é dar uma resposta à sociedade e a gente só consegue fazer isso com eficiência quando estamos preparados e capacitados para exercer nossos compromissos. E é justamente isso que estamos buscando com mais essa iniciativa, profissionalizar para mais esse desafio”, destaca Magagnin.

O projeto Caminhos do Cuidado tem o fomento do Ministério da Saúde, e envolve a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz -RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (GHC-RS) e a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).

O projeto está inserido no eixo do cuidado do plano integrado de combate às drogas “Crack, é Possível Vencer”, sob responsabilidade do Ministério da Saúde.

Colaboração:Maria Luiza Da Rolt/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cocal do Sul

[soliloquy id=”62251″]