Geral

Aglomeração de idosos é causada por falha no sistema de vacinação em São Francisco do Sul

A prefeitura divulgou nota pedindo desculpas pela situação

Divulgação

A vacinação em uma policlínica municipal de São Francisco do Sul causou aglomeração e filas na manhã deste domingo (21), principalmente com pessoas idosas. Elas estavam no local, uma unidade de saúde do bairro Rocio Grande, para receberem a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Além disso, muitos idosos foram ao local e não puderam receber a vacina porque as senhas haviam esgotado.

A situação foi registrada por uma moradora que foi à policlínica para acompanhar a mãe. Ela contou que o agendamento havia sido feito para segunda-feira, mas um representante da Prefeitura de São Francisco do Sul entrou em contato para informar que a idosa poderia antecipar o dia da imunização. 

No entanto, ao chegar ao local, ela viu a aglomeração. Deixou a mãe no carro e, ao verificar com os funcionários da Secretaria de Saúde do local, descobriu que haviam sido distribuídas 200 senhas e que não havia mais vagas. Após receber esta informação, ela realizou um vídeo ao vivo nas redes sociais para mostrar a situação. 

A Prefeitura de São Francisco do Sul divulgou uma nota pedindo desculpas pela falha na ação. A nota explica que a entrega das doses pelo Governo do Estado ocorreu apenas na sexta-feira (19) e que, por isso, não houve tempo hábil para realizar a imunização por agendamento no município. A Secretaria de Saúde recebeu 385 doses para complementar o atendimento dos idosos com idades entre 75 e 79 anos, ação que ocorreu no sábado.

Nesta data, eram esperados 300 idosos e compareceram apenas 170. Por isso, a prefeitura divulgou que havia mais vagas no domingo, quando foi iniciada a vacinação de pessoas com idade entre 70 e 74 anos. Para este grupo, foram enviadas 200 doses. 

Com o intuito de seguirmos o que foi preconizado pelo governo estadual, e na esperança de levar a vacina ao maior número de pessoas, ocorreram falhas na ação de imunização neste domingo, que não voltarão a se repetir, tendo em vista que ontem não houve a procura esperada pela vacina. Não contávamos por uma procura espontânea tão grande por imunização. Lamentamos a aglomeração gerada, proporcionando o distanciamento inadequado tão preconizado por nós, além do pequeno número de vacinas disponíveis, informa a nota.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Sucesso na primeira edição, Cicloturismo deve entrar no calendário de eventos de Morro da Fumaça

Aproximadamente 600 pessoas participaram do evento neste domingo

Projeto de Lei sobre Agricultura Familiar é apresentado para Epagri e agricultores em Criciúma

Objetivo do PL é ser uma política pública de Agroecologia e Produção Orgânica

Vulcão que poderia causar tsunami no Brasil entra em erupção; veja vídeos

Erupção até o momento é de pequeno porte e não há qualquer alerta de tsunami

Vagões carregados de carvão descarrilham e tombam em Tubarão

A ocorrência foi registrada na tarde deste sábado, dia 18, no bairro Congonhas.