Segurança

Agosto e setembro são os meses de maior incidência de queimadas na região

No último fim de semana três incêndios chamaram atenção no Sul do Estado

Foto: Samuel Madeira/Sul in Foco

Foto: Samuel Madeira/Sul in Foco

No últimos dias incêndios chamaram atenção na região Sul do Estado. O tempo seco combinado com a baixa umidade relativa do ar colabora para a propagação de chamas em vegetações rasteiras e também em matas mais densas.

Conforme o tenente-coronel Lázaro Santin, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma, a época mais propícia para a propagação destes incêndios está nos meses de agosto e setembro. “Este fator climático, junto com o calor em excesso são propícios para as queimadas, levando em consideração que as vegetações estão secas”, explica.

Materiais jogados às margens da BR-101 e nos matos contribuem para os incêndios, como chepas de cigarros. Além do calor, e da baixa umidade do ar outro fator climático que colabora para os incêndios é o vento, que ajuda a espalhar as chamas.

Segundo o Portal Engeplus, a orientação para a população é tomar cuidado em relação às limpezas dos terrenos “As pessoas devem ter o cuidado na hora desta limpeza, pois uma pequena fagulha pode se tornar em um grande incêndio. Muitos fazem queimadas para organizar suas plantações, o que requer cuidado também”. Ainda segundo o comandante, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente em caso de queimadas.