Geral

Agricultores e lideranças rurais de Santa Catarina visitam experiências agropecuárias em Orleans

Agricultores e lideranças rurais de Santa Catarina visitam experiências agropecuárias em Orleans

Foto: Divulgação / Epagri de Orleans

Orleans recebeu, na última semana, duas excursões de agricultores, lideranças rurais e técnicos. O objetivo foi conhecer experiências de destaque no setor agropecuário.

Na primeira, 17 agricultores de Tijucas/SC e três técnicos da Gerência Regional da Epagri de Florianópolis conheceram o trabalho do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças – SPDH aplicado ao cultivo de aipim e batata-doce.

Na oportunidade, eles visitaram a propriedade da família de Osmar e Marilene Fambomel, na comunidade de Taipa, onde é desenvolvido o cultivo de aipins e batata-doce de acordo com os princípios do SPDH e com orientação da Epagri de Orleans.

“O destaque do trabalho foi a melhoria no sistema de cultivo ao introduzir o SPDH, visto que não são mais necessárias a realização de capinas e as plantas estão com excelente desenvolvimento. Na propriedade ainda está sendo conduzida uma unidade para testar novas variedades de aipins e um trabalho de monitorando da mosca do broto, praga que ataca o aipim e a mandioca”, explicouo extensionista da Epagri de Orleans, Fabiano Alberton.

Já a segunda excursão, formada por dez apicultores da Associação dos Apicultores de Blumenau – BlumenApis, acompanhados de dois técnicos da Epagri do município, visitarem os apicultores da Associação de Apicultores de Orleans – AAPICOR, na comunidade de Taipa.

A visita contou com auxilio da Epagri de Orleans. Na ocasião, foi possível visitar a família Warmiling, referência na produção de mel no estado de Santa Catarina. O grupo conheceu a casa do mel e os investimentos realizados com aporte financeiro do Programa SC Rural, do governo do Estado, cujo projeto foi elaborado pela Epagri e beneficiou dez famílias associadas à Associação dos Apicultores de Orleans.

Notícias Relacionadas

Com aperfeiçoamento constante, Associação de Apicultores de Orleans é destaque em Santa Catarina

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’