Geral

Agricultores familiares de Lauro Müller recebem isenção dos alvarás de funcionamento e sanitário

A iniciativa do Governo do Município, que concede este benefício aos produtores, foi aprovada em dezembro do último ano pelo Poder Legislativo.

Foto: Divulgação

O atual Governo de Lauro Müller tem trabalhado nesses últimos dois anos a fim de fortalecer o setor da agricultura familiar. Nessa segunda-feira (4) os produtores rurais do município foram reunidos para um encontro no Paço Municipal, onde estiveram presentes, o prefeito Valdir Fontanella, a secretária de Administração, Ana Rúbia dos Santos Prestes Cesconetto, o secretário de Agricultura, Acione Andrade Izidoro, e a secretária de Educação, Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella.

A boa notícia, repassada aos produtores, foi com relação à isenção dos alvarás de funcionamento e sanitário destinado exclusivamente aos agricultores familiares que comercializam produtos na Feira do Agricultor Familiar do município e aos que fornecem alimentos por meio do Programa Nacional Alimentação Escolar – PNAE. A iniciativa do Governo do Município, que concede este benefício aos produtores, foi aprovada em dezembro do último ano pelo Poder Legislativo. Para obtenção dos alvarás, mesmo com a isenção, é necessário que o produtor atenda o que determina a legislação vigente.

Setor sendo fortalecido

O atual Governo do Município aumentou nesses últimos dois anos a aquisição de alimentos produzidos por famílias de Lauro Müller e comercializadas por meio do PNAE. No início de 2017, o índice de compra estava em 22%, 8% abaixo do que determina a Legislação vigente (30%). Após um intenso trabalho do Governo Municipal para fortalecer o setor, em 2018 o município encerrou o ano pela primeira vez com a marca de 64,97%.

“Queremos aumentar ainda mais este índice. São recursos que giram no nosso próprio município, fortalecendo a economia, em especial dos nossos produtores rurais. Sabemos o quão difícil é trabalhar no campo, e a importância que esta atividade possui para a sociedade. Por isso estamos investindo e trabalhando forte para que cada vez mais este setor seja fortalecido”, registrou Fontanella.

Outra ação do atual Governo, com este mesmo objetivo, foi o lançamento do ticket-feira. O projeto também já foi aprovado pelo Legislativo e deverá entrar em funcionamento a partir do próximo mês. A iniciativa concede uma bonificação, a cada servidor público municipal, de R$ 20/mensal para consumo de produtos da Feira do Agricultor Familiar. Serão cerca de R$ 12 mil ao mês injetados diretamente na feira livre do município.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Pedras Grandes começa a receber equipamentos para internet rural gratuita

Empresários e agricultores aderem ao movimento de caminhoneiros no Sul; VEJA VÍDEO

Tratores foram colocados juntos aos trechos de interdição em Jaguaruna e Imbituba. Apenas veículos leves passam pelos bloqueios, como carros e ônibus.

Ladrões são detidos por agricultores em Nova Veneza

Próximo de uma plantação de batatas em São Bento Baixo, os criminosos abandonaram o Fiat Uno furtado e continuaram fugindo pela mata.

Agricultores criciumenses em destaque na 8ª edição da Feira da Agricultura Familiar

Entrada principal do Paço Municipal Marcos Rovaris recebeu produtos de 16 famílias de Criciúma nesta quinta-feira (8)