Geral

Agricultura: curso de plantas medicinais inicia nesta terça-feira em Criciúma

Capacitação ocorre no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris e na gerência regional da Epagri até quarta

Divulgação/Decom

Alecrim e erva-doce são plantas medicinais, que cultivadas da maneira correta, podem ser ainda mais benéficas para um bom funcionamento do nosso organismo. A Gerência de Agricultura e Agronegócio de Criciúma em parceria com Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está realizando o curso profissionalizante de plantas medicinais.

O evento teve início nesta terça-feira (3) no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris e segue até esta quarta-feira (4), das 8h30 às 17h, na gerência regional da Epagri, localizada no Centro. O curso é voltado para agricultores do município, membros da rede e pastoral de saúde e professores responsáveis por projetos de hortas nas escolas municipais.

Para o instrutor do Senar, Walmir Oliveira, além da promoção da saúde, plantas como camomila e babosa podem ter uso comercial. “Hoje vamos identificar as plantas e montar uma mini estufa, para amanhã trabalharmos com elas desidratadas. Neste estado o armazenamento é prolongado” comentou.

“O tempo de validade varia se forem guardadas sob a luz direta ou em papel craft. Se a temperatura for muito alta, a planta pode perder o princípio ativo essencial”, complementou a extensiva social da Epagri, Vanessa Ferreira. O conteúdo programático conta com segurança e saúde de trabalho, prevenção de acidentes, controle de pragas e doenças, cuidados com o meio ambiente e as técnicas de manejo.

Ao final da capacitação, os participantes irão receber um certificado de 16h. “O curso possibilita agregar valores nos produtos que os agricultores vendem na feira da agricultura, por exemplo. Às plantas são um nicho de mercado, podendo ser utilizadas como uma fonte de renda extra”, concluiu a diretora de Agricultura e Agronegócio, Maristela Oenning Borgert Bresciani.

Notícias Relacionadas

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Tribunal de Justiça catarinense confirma pena para empresário que vendeu pipoca com rato dentro em Criciúma

Uma das vítimas, após ingerir a pipoca, teve intoxicação alimentar aguda causada por alimento contaminado.

Quatro adolescentes criam startup para fiscalizar os poderes de Criciúma

O objetivo dos jovens é reunir informações dos poderes Legislativo e Executivo do município de Criciúma em uma plataforma mais acessível.

Mais de 5,7 mil crianças comparecem na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Criciúma

Número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. Segunda etapa inicia dia 18 de novembro, com foco em adultos de 20 a 29 anos