Geral

Agricultura familiar abastece merenda escolar em Lauro Müller

Administração municipal tem valorizado os produtores rurais e ao mesmo tempo oferecido uma alimentação mais saudável aos alunos

O Governo de Lauro Müller aumentou significativamente nos últimos meses os investimentos na compra de alimentos da agricultura familiar do município. Através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e do Programa Nacional da Alimentação Escolar – PNAE, a administração municipal tem valorizado os produtores rurais do município e ao mesmo tempo oferecido uma alimentação mais saudável aos alunos da rede municipal.

Através do Pnae, atualmente 16 produtores da agricultura familiar estão fornecendo alimentos ao município. Para este ano, R$ 58 mil serão destinados à compra através deste programa, ultrapassando inclusive o percentual de 30% determinado pelo Governo Federal para aquisição de alimentos produzidos por agricultores locais.

Enquanto pelo PAA, intermediado pela Cooperativa Agropecuária Serra do Rio do Rastro – CooperagroSerra, a previsão é de que serão adquiridos neste ano R$ 180 mil em alimentos. Segundo o presidente da cooperativa, Anderson da Rosa, cerca de 40 produtores do município estão vendendo para a prefeitura alimentos que são produzidos em suas propriedades.

A secretária de Educação, Regina Carniel Guimarães, elogia a qualidade dos produtos fornecidos pela agricultura familiar. “Além de valorizar os produtores do município, estamos atingindo nosso principal objetivo, que é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, assim como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis”, destaca.

Já o secretário de Agricultura, Eliandro Bett Giongo, ressalta a importância desses projetos para o fortalecimento do agricultor familiar. “Esta é uma prova do que é fazer desenvolvimento, pois estamos articulando políticas públicas e gerando mais emprego e renda para a agricultura familiar do nosso município. Além disso, contribuímos com a comunidade escolar que conta com alimentos de maior qualidade”, disse o secretário.

Para o prefeito de Lauro Müller, Fabrício Kusmin Alves, os resultados têm sido positivos, pois esta ação garante a geração de renda para os agricultores e o município, dinamizando a economia local, além de garantir uma merenda de mais qualidade aos alunos. "Atualmente, na grande maioria dos casos, estamos sendo atendidos por produtores em condições semelhantes ou até melhores do que fazem os fornecedores tradicionais. Estamos felizes em estar cumprindo mais uma ação proposta em nosso plano de governo, pois entendemos que dessa forma estamos contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar", salienta o prefeito, acrescentando que para o próximo ano os investimentos para este setor deverão ser dobrados.

Alimentação de qualidade

As escolas municipais, centros de educação infantil, centros comunitários e entidades como Hospital Henrique Lage e APAE de Lauro Müller, recebem uma vez por semana os alimentos da agricultura familiar. Alface, beterraba, rúcula, cenoura, tempero verde, mel, milho verde, pamonha, pão, bolacha, maçã, laranja, farinha de milho e banana são alguns dos alimentos entregues.

Na avaliação da nutricionista da Secretaria de Educação, Bruna Mendes Ribeiro Zomer, a aquisição de alimentos da agricultura familiar garante mais qualidade na alimentação servida aos alunos, bem como a apropriação de hábitos alimentares saudáveis e desenvolvimento de forma sustentável. “É gratificante ver os alimentos orgânicos, produzidos em nosso município, sendo utilizados nas unidades educacionais por nossos alunos, pois representa uma melhor qualidade de vida”, destaca.

  • 072200f4e44fb6428294d01c31faf241
  • p17u3k6v3bldkjv060m1tr3c6q3
  • p17u3k6v3b1bmi1tqovptdve1hv64
  • p17u3k6v3b1qclngd8cctc14m35
  • p17u3k6v3buab74n9cn1jfmv6o6
  • p17u3k6v3b7bdo3fcq9rqh1eiu7
  • p17u3k6v3bjla90o1ijc1s7tp4d8