Geral

Agricultura familiar gera renda e garante qualidade na merenda escolar

Hoje, a prefeitura conta com 60 agricultores que fornecem alimentos para as escolas da rede

Divulgação

Aos 84 anos, Augusto Brunelli se movimenta com paciência e cuidado entre os pés de Pitaya de sua propriedade, na comunidade do Picadão, em Nova Veneza. De dezembro a março, o agricultor se dedica diariamente para garantir uma boa safra da fruta que é destinada às escolas da rede municipal de ensino.

Brunelli, há 16 anos vende alimentos das suas terras para a prefeitura. Foram muitos anos vendendo batatas, morangas e repolhos. Nos últimos três, tem se dedicado apenas às Pitayas. “É uma fruta muito nutritiva e a criançada gosta muito, porque é colorida e pode ser utilizada de muitas formas. Comer ela in natura, sucos e sobremesas”, comenta o agricultor.

Para ele, é muito gratificante saber que a fruta que ele cultiva com tantos cuidados, chega na mesa de todas as escolas da cidade. “É muito bom, porque é uma fruta de qualidade e que contribui para a saúde do nosso município”, conta.

Na família de Paulo Cesar Marini, a produção ainda é feita da forma antiga. Duas atafonas transformam os grãos de milho em farinha, que vai direto para as cozinhas das escolas. E lá, viram polenta e bolo para os alunos. “Nós estamos muito felizes com esta parceria com o município. Porque além de entregar alimentos de qualidade, também ensinamos as crianças a valorizarem a nossa cultura”, comenta Marini.

Divulgação

O Secretário de Educação, Heriton Sandrini, destaca a importância do município em manter essas parcerias. “É muito importante esta participação dos nossos agricultores do nosso município na merenda escolar. Isso aproxima a comunidade”, destaca Sandrini.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Natália Furlan, conta que a qualidade dos alimentos é um diferencial. “Agricultura familiar tem um papel essencial no resgate cultural do hábito alimentar do nosso município e na garantia da qualidade do alimento ingerido pelos nossos alunos no ambiente escolar”, garante.

A economia se fortalece

Nova Veneza, além dos potenciais de indústria e turísticos, a agricultura familiar é uma das principais fontes de economia da cidade. E hoje, 60 famílias têm parceria firmada com o município para garantir a merenda escolar para a rede de ensino.

Além de valorizar os produtos que são cultivados no município e ter um alimento de qualidade, um grande diferencial é o fortalecimento da economia de Nova Veneza. “A nossa economia é muito rica e é nosso papel valorizar os produtores locais, ao invés de buscar em outros municípios ou comprar de grandes supermercados”, comenta o prefeito Rogério Frigo.

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado