Geral

AgroPonte é palco de seminário e palestra técnica com o intuito do desenvolvimento da pecuária na região

PropecSul aconteceu nesta quinta-feira (4) na Arena Pista de Julgamentos da feira

Divulgação

O segundo dia da AgroPonte, tradicional feira que reúne agronegócio, agricultura familiar e a exposição de animais em Santa Catarina, foi marcado pelo PropecSul, seminário e palestra técnica sobre as raças bovinas expostas no evento. Como o conhecido Angus, o Gir Leiteiro e o Brahman.

Para partilhar os conhecimentos sobre cada uma delas, esteve presente o zootecnista Roberto Vilhena Vieira, já conhecido por repassar muitas informações sobre a área nas últimas edições do evento. Além dele, o médico veterinário e coordenador Regional Sul do Programa Gestão de Negócios e Mercados da Epagri, Marcelo Pedroso, e o também médico veterinário e reitor da Unibave, Guilherme Valente de Souza, participaram da ação.

“A proposta deste seminário foi, inclusive, esta troca, pois tem muitas pessoas que desejam entrar para a atividade pecuária e não tem tanto conhecimento. Queríamos mesmo poder ter essa conversa com o público”, reflete o zootecnista. Durante a palestra, além da apresentação dos animais expostos na feira, foi explicado como utilizar da melhor maneira as raças e os cruzamentos, de acordo com a realidade de cada criador. “Mas é importante destacar também que é necessário consultar um técnico da região para tomar uma melhor decisão”, acrescenta Vieira.

Região demonstra evolução e desenvolvimento na área

Ter apoio para colaborar com a prosperidade econômica e social da vida no campo, é fundamental. E esse é um dos intuitos por trás dos trabalhos realizados pela Epagri, que, inclusive, está comemorando os seus 30 anos na AgroPonte. “Nós atuamos desde a capacitação à formação dos agricultores e dos técnicos, que atuam na produção. A parte genética é muito importante, mas, primeiro, temos que pensar no básico, como a nutrição dos animais e a questão sanitária”, menciona Pedroso.

A empresa segue buscando por produtos e mercados diferenciados, como a carne de qualidade, e o trabalho de melhoramento genético que está acontecendo há anos, contribui com esse fator. “A AgroPonte é a grande responsável por esta evolução genética do rebanho de Santa Catarina, a partir da sua terceira edição sempre dispôs de animais de raça e tivemos vários julgamentos até então. Isso reforça a qualidade do trabalho realizado”, complementa.

Ações como essa, contribuem para o desenvolvimento do ramo em Santa Catarina, destacando as cabanhas que residem na região. O PropecSul surgiu para demonstrar como é importante ter estrutura para criar os animais, valorizando também, os criadores que desenvolvem esse trabalho e que trouxeram seus animais para a exposição. “Nestes anos que venho participar da AgroPonte, observo a evolução do gado, o preparo, a apresentação e o capricho que estão tendo com os bichos. Houve uma evolução genética e também do manejo na região”, acrescenta Vieira.

Feira reforça a importância dos produtores e criadores regionais

“O nosso propósito com ações como este seminário, é trazer conhecimento sobre o crescimento genético das raças bovinas e também dar a oportunidade dos animais e dos criadores da nossa região, serem expostos ao público”, essas são as palavras do diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizar do AgroPonte, Willi Backes, que definem muito bem o espírito por trás do evento.

Até este domingo, mais atrações esperam o público na feira. Nesta sexta-feira (5), a partir das 15h, acontece o julgamento dos bovinos da raça Zebuína Brahman na Arena Pista de Julgamentos. E, no sábado (6), ocorre a 1ª Exposição das Raças Dorper e White Dorper, também na Arena Pista de Julgamentos, marcada para iniciar às 16h.

Mais detalhes sobre a AgroPonte

Para ter acesso ao evento, os ingressos podem ser adquiridos diretamente na recepção do AgroPonte pelo valor de R$ 5, ou antecipadamente pelo site www.agroponte.com.br. Além disso, crianças menores de 12 anos não pagam a entrada, mas precisam estar acompanhadas de seus responsáveis.

Todas as medidas de segurança que estão sendo seguidas durante a feira, podem ser conferidas pelo site do evento.

Horários de visitação:

Sexta-feira (05/11): 14h às 22h;

Sábado (06/11): 10h às 22h;

Domingo (07/11): 10h às 18h.

Notícias Relacionadas

Natal Show da Educação em Braço do Norte é cancelado

A medida se faz necessária para cumprir as Portarias n. 1303/2021 e n. 1305/2021, ambas da Secretaria de Estado da Saúde

Satc lança curso de elétrica para funcionários de cooperativas

Curso, que terá seu início em março de 2022 é destinado a técnicos, engenheiros ou pessoas que interagem em manutenção e construção de redes de energia elétrica

PP de Lauro Müller promoverá Convenção Municipal nesta quinta-feira

O evento ocorrerá a partir das 19h30min, no Balneário Godinho, e contará com a presença de lideranças estaduais.

Cidades de SC alteram programação de Réveillon após portaria com novas regras para eventos

Protocolo do governo proíbe eventos com mais de 500 pessoas e que provoquem aglomerações