Economia

AgroPonte exalta criatividade e maior produtividade no campo

A presença do público na primeira noite da AgroPonte 2016 já dá uma prévia do sucesso do evento. A expectativa é superar a marca de 100 mil visitantes da edição do ano passado.

A 6ª Feira do Agronegócio & Agricultura Familiar, 4ª Feira e Exposição Estadual de Animais e 1º Leilão AgroPonte acontecem até domingo, dia 21 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. A abertura oficial foi realizada na noite desta quarta-feira.

“Desde sempre e para sempre, a feira, exposição e leilão AgroPonte tem o firme e consistente propósito de ser referência quanto ao respeito e cumprimento da legislação vigente, qualidade e certificação da produção na agricultura e pecuária. Profissionais, organizações e entidades há mais de dez meses atuaram e atuam em sintonia para que hoje possamos apresentar e usufruir da AgroPonte, oportunidade institucional, promocional e comercial para centenas de empreendimentos individuais e coletivos”, exaltou o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e organizador da AgroPonte, Willi Backes. “É importante e indispensável elevar as efetivas participações de todos os nossos parceiros, fundamentais para o sucesso do evento”, completou.

Ao encerrar o discurso, Backes aproveitou para deixar uma frase de reflexão. “Não basta apenas reclamar que o milho, a soja, a ração, os insumos agrícolas, o transporte, as vacinas, os exames estão caros. É preciso praticar o bom gerenciamento, a criatividade na busca da maior produtividade, da qualidade em tudo. Afinal, produzimos alimentos essenciais à vida”, finalizou.

A primeira-dama e presidente da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Bebel Búrigo, lembrou da importância da presença da agricultura familiar. “O que mais me encanta é a valorização da agricultura familiar tão importante para a nossa região”, afirmou.

A participação de mais de 40 cooperativas e associações também foi exaltada pelo secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Fabris. “A AgroPonte demonstra a força da nossa região”, complementou.

O diretor de Projetos de Agricultura do Estado, Hilário Gottselig, que representou o secretário de Agricultura, Moacir Sopelsa, destacou o grande potencial da agricultura familiar catarinense e a diversidade encontrada nas propriedades da região do Sul do Estado. “No ano passado o valor bruto da produção agropecuária de Santa Catarina chegou a R$ 22 bilhões e em dezembro deste ano devemos chegar a R$ 28 bilhões. É o setor apresentando crescimento em plena crise econômica brasileira”, enalteceu Gottselig.

O visitante da AgroPonte poderá conferir várias novidades tecnológicas e equipamentos que facilitam o trabalho na agricultura e pecuária, além de conferir de perto tudo o que é produzido pela agricultura familiar da região.

Na Feira e Exposição de Animais o visitante poderá conhecer animais de alta genética. São bovinos, equinos, ovelhas, caprinos, peixes e aves ornamentais e também irá encontrar farta gastronomia nos food tucks, restaurantes com base na piscicultura e café colonial.

Seminário de Gado de Corte ocorre nesta quinta

Durante a AgroPonte também acontecem momentos de troca de conhecimentos. Nesta quinta-feira, a Epagri promove o 1º Seminário Regional de Gado de Corte, no auditório da Amrec, às 13h30min.

A programação conta com as palestras “Como transformar o pasto em lucro”, “Pecuária de corte em Santa Catarina: cenários para inovação e rentabilidade” e o andamento sobre o programa Carne de Qualidade, inserido pela Epagri na região Sul em 2015.

 

Programação AgroPonte 2016

 

Quinta-feira – 18/08

13h30min – 1º Seminário Regional de Gado de Corte (Auditório Amrec)

14 horas – Abertura dos portões para acesso ao público

22 horas – Encerramento das atividades do dia

 

Sexta-feira – 19/08

13h30min – Seminário de Empreendedores do SC Rural (Teatro Elias Angeloni)

14 horas – Abertura dos portões para acesso ao público

22 horas – Encerramento das atividades do dia

 

Sábado – 20/08

10 horas: Abertura dos portões para acesso ao público

10h30min – Julgamento Campeões da espécie Ovinos

15 horas: 1º Leilão AgroPonte

22 horas – Encerramento das atividades do dia

 

Domingo – 21/08

10 horas – Abertura dos portões para acesso do público

14 horas – Leilão de Ovinos

18 horas – Encerramento da AgroPonte 2016

Colaboração: Francieli Oliveira – Ápice Comunicação

  • e57321e2e0f2078da74bb21b2c1f2f46
  • 7e3e3eaf704154c777abf57046544378
  • 00ccd4e571797b496bba1f361640a59b
  • be1749fa402fc4cfb4dc25324df232bc