Geral

AgroPonte fortalece o agronegócio e a agricultura familiar no Sul

AgroPonte fortalece o agronegócio e a agricultura familiar no Sul

Foto: Divulgação / Ápice Comunicação

Criada para ser elo entre a produção alimentar na agricultura e pecuária, com o consumidor urbano, a Feira do Agronegócio & Agricultura Familiar (AgroPonte) chega à 7ª edição. O evento ocorre de 16 a 20 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.

Referência no mercado, a AgroPonte movimenta o setor e é uma grande vitrine para seus expositores. “Dentre os muitos predicados do estado de Santa Catarina, a diversificação das atividades econômicas e culturais se destacam pelas suas importâncias e potencialidades”, comenta o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes.

Formado por três microrregiões – Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) – o sul catarinense possui 45 municípios e tem população estimada em 950 mil residentes. “Estima-se que mais de 80% das comunidades tem o agronegócio e/ou a agricultura familiar como a principal atividade econômica”, acrescenta.

Este ano, mais de 40 associações e cooperativas da agricultura familiar vão expor seus produtos no evento. “A AgroPonte novamente mostrará e demonstrará as potencialidades empreendidas e representativas no que se refere à agricultura e diversificada pecuária da nossa região”, enfatiza Backes.

Além das cooperativas, haverá inúmeras opções de tratores, máquinas, colheitadeiras, ferramentas, insumos, tecnologias e agentes para o financiamento da produção.

Leilão AgroPonte e Exposição de Animais

Dentro desta 7ª edição da AgroPonte, ocorre ainda a 5ª Feira e Exposição Estadual de Animais, com bovinos PO e PC Brahman, Red Angus, Aberdeen Angus, Charolês, Jersey, Bradford, Brangus e Nelore, Equinos Cavalos Crioulos, Ovinos Doper, Poli Dorset, Texel, Santa Inês e Suffolk, Peixes Tilápia do Nilo, Cascudo e Carpa Húngara, Aves Ornamentais e Coelhos.

Além disso, ocorre ainda o 2º Leilão AgroPonte. Ele terá inédito formato de leilão de bovinos comerciais com venda direta do criador para o pecuarista de terminação. “Dentre os objetivos fundamentais, a AgroPonte tem por norma respeitar e fazer respeitar a legislação vigente quanto ao que determina o controle sanitário na produção alimentar e regularidade na criação e manejo animal para, desta forma, conquistar conceito, respeito e ser referência importante dentre as iniciativas coletivas do setor do agronegócio de Santa Catarina”, acrescenta.

Capacitação técnica

Outra característica forte da AgroPonte é o incentivo ao conhecimento técnico. Neste ano haverá diversas palestras e cursos para debate e aumento na capacitação dos participantes, como o “2º Seminário Regional de Gado de Corte”, o “Compras Institucionais de Alimentos da Agricultura Familiar” e o “1º Simpósio Sul Catarinense do Cavalo Crioulo”, que será acrescido de “Mostra Morfológica do Cavalo Crioulo”, organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Sul Catarinense – NCCCSC.

“A organização e realização da Feira e Exposição AgroPonte 2017 tem as efetivas participações de mais de 20 entidades e organizações com atividades relacionadas à produção na agricultura e pecuária catarinense”, finaliza Backes.

Horários:

16/08, quarta-feira: das 17h às 22h

* Abertura oficial às 19h30

17/08, quinta-feira: das 14h às 22h

18/08, sexta-feira: das 14h às 22h

19/08, sábado: das 10h às 22h

20/08, domingo: das 10h às 18h

Colaboração: Ápice Comunicação

AgroPonte fortalece o agronegócio e a agricultura familiar no Sul

Foto: Divulgação / Ápice Comunicação

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

UTIs na Amurel: Beto lança ideia de aquisição de leitos através do CIS-Amurel e prefeitos aprovam

Mesmo sendo obrigação do Governo do Estado a disponibilização de UTIs, a Amurel chamará a responsabilidade para ter mais um suporte no salvamento de vidas.

Municípios da Amurel decidem ampliar as restrições para conter avanço da pandemia

Os prefeitos decidiram pelo fechamento do comércio de rua, shopping, bares e restaurantes nos sábados, domingos e feriados.

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região