Geral

Ajuda humanitária: Praia Grande deve receber R$ 600 mil após passagem de ciclone por SC

Segundo a prefeitura, cerca de 4,5 mil pessoas foram afetadas por alagamentos, deslizamentos e quedas de pontes e estradas

Foto: Prefeitura de Praia Grande/Divulgação/ND

Praia Grande enfrenta situação crítica após as fortes chuvas que assolaram a região na última quinta-feira (15). O município foi um dos mais atingidos pelo ciclone em Santa Catarina. Segundo a prefeitura, em torno de 4,5 mil pessoas foram afetadas por alagamentos, deslizamentos e quedas de pontes e estradas.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Diante do cenário, a cidade deve receber R$ 600 mil do governo federal em donativos para a compra de cestas básicas, colchões, cobertores e kits de higiene para as famílias desabrigadas ou desalojadas. A informação foi divulgada pelo secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wollf Barreiros.

Além de recursos financeiros, a ajuda humanitária contemplará apoio técnico e humano ao município. Nessa quarta-feira (21), doações já foram entregues em Praia Grande, com o apoio do Exército e outras instituições de segurança.

A ação faz parte da campanha relâmpago SOS Praia Grande, capitaneada pela Cruz Vermelha de Criciúma, Defesa Civil, entre outros órgãos. Segundo estimativa, entre 19 e 20 de junho, foram recebidos mais de 1,5 tonelada de alimentos, 3,5 mil peças de agasalhos, cerca de 50 litros de produtos de limpeza e 70 cobertores.

Impacto do ciclone em Praia Grande

Desde as fortes chuvas, a cidade se encontra em situação de emergência. Segundo o balanço da Defesa Civil, cerca de 300 pessoas ficaram desabrigadas e tiveram que ser levadas ao ginásio, onde receberam assistência médica e social.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Outras 1,2 mil pessoas ficaram desalojadas. Além disso, 200 pessoas ficaram isoladas em áreas rurais, sem conseguir atravessar as pontes que foram danificadas pela força da água.

O total de pessoas impactadas pela chuva foi estimado em 4,5 mil, incluindo crianças que não conseguiram ir para a escola e famílias que ficaram sem energia e água.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Coorsel conta com a ajuda de outras cooperativas para reestruturar os danos do Ciclone

Mais de 3000 unidades consumidoras foram afetadas pelos ventos que atingiram a região na última terça-feira (30)

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.

Atingidos pelo ciclone já podem solicitar liberação de FGTS Saque Calamidade em Lauro Müller

A data limite para o saque é 20 de outubro de 2020.

Governo anuncia realização de exercício de Ajuda Humanitária nesta segunda-feira, 28, em Florianópolis e Tubarão

As atividades ocorrem entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, e têm o objetivo de preparar as agências de resposta para atuarem em situações de desastres naturais.