Clima

Alagamentos são registrados em vários municípios

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

A forte chuva voltou e, com isto, muitos problemas. Em Santa Catarina, 39 cidades foram atingidas pelos temporais e em 28 houve granizo ontem e nesta quarta-feira. Hoje há possibilidade de chuva mais significativa e deve perdurar com mais intensidade. Amanhã, ainda tem ocorrência de chuva, com menor intensidade. As informações são da Defesa Civil estadual. O sul e a serra devem ser as regiões com maior precipitação, vento e ocorrência de granizo, mas todas as áreas devem ser afetadas.

Em Grão-Pará, uma escola inundou ontem com o elevado volume de água – 108 milímetros (mm). O teto de uma das salas de aula se transformou em um ‘cachoeira’, com chuva vertendo entre as vigas. Em Orleans, as aulas também foram canceladas e foram registrados 121 mm de chuva. Em Laguna, a quantidade de chuvas chegou a 71 mm e na comunidade da Ponta da Barra o acesso à escola ficou inviável.

Em Braço do Norte (77 mm), a avenida Getúlio Vargas, que permanece com parte das bocas de lobo lacradas devido ao andamento da obra, teve seu escoamento da água comprometido. 

De acordo com o secretário da Defesa Civil em Tubarão, Rafael Marques, a situação no município está sob controle. “As ligações que recebemos são de pedidos de informações sobre o Rio Tubarão. É esperado um aumento do volume das águas, mas nada que preocupe a comunidade, pois a situação está bastante calma em todo o percurso coberto pela rede de monitoramento do rio”, destaca.

A Defesa Civil está em plantão e monitoramento permanente. Qualquer emergência deve ser informada no telefone 199.

Cuidados com a saúde devem ser tomados

As chuvas intensas e alagamentos aumentam o risco de ocorrência de casos de leptospirose – uma doença grave causada por uma bactéria presente na urina contaminada de animais, principalmente ratos. A bactéria penetra no corpo por meio de machucados e, até mesmo, da pele sadia quando a pessoa fica muito tempo dentro da água. Por isso, o risco é maior em épocas de enchentes e alagamentos. Os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos da gripe, o qual provocam febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar e dores no corpo. Um sintoma bastante característico é uma forte dor nas panturrilhas.

Medidas de prevenção

• Evitar contato com água ou lama de enchentes e não deixar que crianças brinquem no local.
• Usar botas e luvas quando trabalhar em áreas com água possivelmente contaminada, como é o caso de alagamentos.
• Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas. Se isso não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés.

Com informações do Jornal Notisul