Saúde

Alerta contra a dengue: focos são encontrados em Balneário Arroio do Silva

Vigilância epidemiológica convoca os moradores para fazer uma varredura em suas residências.

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva, através da Vigilância Epidemiológica, alerta a população para redobrar o cuidado e a atenção para evitar o acúmulo de água parada e a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Através do trabalho realizado pela equipe, cinco focos do mosquito transmissor foram encontrados na área central em aproximadamente 30 dias. A equipe da saúde está fazendo o monitoramento e intensificando as vistorias, mas é importante que a população esteja atenta e se previna.

“A gente encontrou foco em pote de sorvete em terreno baldio, por isso o descarte correto do lixo é muito importante. Também encontramos muitas caixas d’água fechadas de forma inadequada, se a caixa não tem a tampa adequada o ideal é que coloque uma tela para evitar que o mosquito tenha contato com a água”, destacou a coordenadora da vigilância epidemiológica, enfermeira Franciele Ramos.

A Vigilância Epidemiológica convoca os moradores para fazer uma varredura em suas residências para evitar que o mosquito encontre locais possíveis para a proliferação.

Cuidados essenciais:

Além dos cuidados simples necessários para não deixar água parada e impedir que o Aedes aegypti se reproduza, há também algumas maneiras de se prevenir contra as picadas do mosquito, como a utilização de telas em janelas e portas e mosquiteiro. Para impedir que o Aedes aegypti se reproduza, bastam cuidados simples, mas que fazem toda a diferença. É importante não se descuidar e evitar água parada.

– Mantenha caixas d’água, tonéis, barris e outros reservatórios de água fechados

– Lave os reservatórios de água semanalmente

– Coloque areia em vasos de planta ou cacos de vidro

– Não deixe água acumulada na laje ou nas calhas

– Cuidado com a água de piscinas e de fontes

– Armazene e descarte o lixo de forma apropriada

Colaboração: Comunicação Imprensa Baln. Arroio do Silva

Notícias Relacionadas

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Morte de macaco reforça alerta para vacinação contra febre amarela em Siderópolis

Para fazer a vacina não é preciso agendar, basta levar o cartão de vacinação em qualquer sala de vacina.

Tribunal de Justiça alerta para novo golpe aplicado em nome de magistrados

Nos últimos dias, ocorreu em pelo menos 10 comarcas, principalmente das regiões Sul e Meio-Oeste.

Alerta para a possibilidade de temporais nas próximas horas no Sul

Não está descartada a possibilidade de granizo, chuva intensa e rajadas de vento de até 70km/h em algumas cidades, em especial próximo à Serra Geral.